Confira as principais tendências que vão impulsionar o varejo em 2024

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Reportagem SA+ -

Integração entre os canais e personalização são alguns dos destaques


Foto: Adobe Stock

O varejo alimentar é fortemente influenciado pelas condições do mercado e mudanças nas preferências dos consumidores. Portanto, soluções inovadoras são a principal aposta para garantir um 2024 de sucesso. Porém, é preciso se lembrar que as decisões de modernização devem ser centradas nos clientes e a capacidade de adaptação às tendências emergentes e implementação ágil de estratégias são diferenciais que podem levar ao destaque perante a concorrência. 

Sendo assim, confira algumas das preferências dos consumidores que vão permear em 2024, e entenda como você pode aprimorar essas estratégias em sua loja de acordo com especialistas.

Personalização

Dados da McKinsey indicam que 72% dos consumidores esperam que as empresas os reconheçam como indivíduos únicos e consigam identificar seus interesses. Essa personalização é uma tendência que ganhou força em 2023, e deve crescer ainda mais no próximo ano, principalmente devido a integração de tecnologias que aprimoram o serviço.

“Com a implementação de estratégias preditivas baseadas em inteligência artificial e aprendizado de máquina, a individualização atingirá novos patamares. Estamos falando de otimizar as experiências dos consumidores desde o primeiro contato com o potencial cliente até o pós-venda. Isso tudo baseado no seu comportamento único”, conta Marcell Rosa, gerente geral Latam da CleverTap, plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de usuários.

Lojas físicas e omnicanalidade

A integração entre as lojas físicas e digitais deve se amplificar no próximo ano, segundo Antônio Sá, sócio fundador da Amicci. O especialista ainda afirma que 2023 mostrou como as lojas físicas permanecem relevantes e não deixarão de existir, porém já é possível ver uma repaginação. Soluções que permitem que consumidores comprem online e retirem na loja, ou que comprem na loja e recebam em casa, ou ainda que pesquisem o item pela internet e efetuem a compra na loja, são algumas das integrações entre o online e offline que devem crescer cada vez mais.

Compras online

A praticidade de receber os itens em casa, a diversidade no sortimento e praticidade também tem acelerado o crescimento das vendas e compras online. Por consequência, os consumidores buscam cada vez mais por plataformas que ofereçam o serviço de delivery.

Para Renato Saghi, Diretor Comercial da Daki, aplicativo de supermercado e essenciais, o delivery é um ponto importante para que o consumidor tenha uma experiência de compra positiva e a necessidade de se adaptar às mudanças de comportamento e oferecer experiências mais eficientes e convenientes é algo que tem impulsionado essa revolução no varejo.

 “A digitalização não apenas atende às demandas dos clientes, mas também proporciona oportunidades para inovação e um crescimento ainda maior das empresas”, comenta o executivo.

Melhora econômica

Segundo Marcos da Silva Pinheiro, gerente nacional de vendas da Elsys, empresa brasileira de soluções tecnológicas, a previsão para o próximo ano é de melhora econômica. “O mercado deve dar uma atenção especial para o segundo semestre, depois de um ano com muitos ajustes em fluxo de caixa, estoques e melhoria na sua eficiência, podemos dizer que o pior já passou e que agora o potencial de crescimento é grande.”, afirma.

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