Como um sacolão se transformou em uma loja diferenciada, focada em experiência e com propósito

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Alessandra Morita -

Conheça o Da Santa, localizado na zona sul da capital paulista, que trabalha com o conceito de “Mundos” como solução de compras



Foto: Divulgação
Transformar um sacolão em uma loja sofisticada, com produtos selecionados e um ambiente pensado estrategicamente para o cliente e o negócio. E, mais do que isso: ter a proposta de ser um espaço de encantamento para inspirar escolhas mais felizes na vida das pessoas. Foi isso o que aconteceu com o Da Santa , localizado na rua Santa Cruz, na zona sul da cidade de São Paulo.
 
 
A transformação começa já do lado de fora, com a presença de uma floricultura que tem entrada independente ao da loja, localizada na esquina do imóvel. Com ela, as vendas de flores e plantas multiplicaram em cerca de 180%.  
 
Cada detalhe da loja, com 1.500 m2 de área de vendas, buscou valorizar a experiência do cliente e os produtos comercializados. A unidade conta com 5 marcas exclusivas e mais de 15.000 clientes no Clube Você Da Santa. As soluções para o consumidor estão divididas em Mundos:
 
Mundo da Ásia
Mundo da Chef
Mundo do Encontro
Mundo do Jardim
Mundo do Mar
Mundo da Natureza
Munda da Terra
Mundo dos Frios
Mundo da Mercearia
Mundo da Adega
Mundo da Fruta
Mundo do Forno
 
A comunicação visual e o nome das seções fazem conexão com os “Mundos” e a marca da empresa. Dessa forma, temos, por exemplo, “da Fruta” na área do FLV dedicada a esses produtos; o “da Terra” no açougue, o “do Mar” na peixaria; enquanto a área de vinhos é identificada como “da Adega” e assim por diante.
 
A SA+ Ecossistema de Varejo visitou a unidade com um grupo de especialistas em varejo a convite do arquiteto Julio Takano, CEO e fundador da Kawahara & Takano e sócio da Varejo180, nossa parceira na missão NRF 2024 ( clique aqui e saiba mais ), e do proprietário do Da Santa, Julio Aoki. 
 
Selecionamos alguns destaques da nossa ida à loja e compartilhamos a seguir nossas impressões. Acompanhe. 
 
Valiosos como uma joia
 

Foto: Divulgação
 
Que os hortifrútis estão entre os itens mais importantes e estratégicos para o varejo alimentar, não há dúvida alguma. Dentro da proposta do Da Santa, de inspirar escolhas mais felizes, as frutas, legumes e verduras ganham um valor ainda maior. Para transmitir essa mensagem aos consumidores, a seção utiliza uma luz comumente encontrada em joalherias, que ilumina os produtos ressaltando sua aparência e qualidade – um atributo que o projeto como um todo procura reforçar. Daí vem também a ideia de fazer uma conexão com as feiras livres na seção a partir do teto que traz a imagem de um céu azul vibrante. 
 
Estilo e educação
 

Foto: Divulgação
 
São mais 800 rótulos num ambiente um pouco diferente do que se vê em alguns supermercados que adotam uma decoração rústica mais tradicional, com tons de madeira escura. No Da Santa, os móveis são mais claros, sem deixar de remeter à ideia de uma adega, mas com modernidade e elegância. Por meio de totens, os consumidores contam com informações sobre os produtos, como suas principais características e a melhor forma de serem consumidos. Centralizado a uma das gôndolas, há um equipamento que permite manter algumas garrafas climatizadas. 
 
Gastronomia com toque da Chef
 

Foto: Divulgação
 
O Da Santa conta com uma parceria com a Chef Gi Nose, que faz sugestões de cardápios por meio da rotisseria, parte integrante do Mundo da Chef. Suas receitas também são comercializadas por meio da marca Umai, uma das linhas de produtos próprios da varejista. Caso queira, o consumidor pode fazer a refeição na própria loja numa área criada para essa finalidade. 
 
Relacionamento e troca
 

Foto: Divulgação
 
Provavelmente existem poucos “casamentos” tão bem-sucedidos quanto gastronomia e confraternização. É isso o que o espaço Mundo do Encontro, localizado no mezanino da loja, oferece em parceria com a Tramontina. Ali acontecem também degustações, como as de vinhos, que viraram parte da agenda dos consumidores. 
 
Conveniência e praticidade
 

Foto: Divulgação
 
Esses atributos são permeados em diversas seções e categorias no Da Santa. Dois exemplos são a bancada de frutas já cortadas e expostas diretamente no gelo, conferindo maior sensação de frescos ao cliente, e o Da Ásia, tratado pela empresa como um dos 14 “Mundos” presentes na loja. 
 
Radar ligado nas oportunidades
 

Foto: Divulgação
 
Estar atento a categorias que estão começando a entrar na cesta do consumidor ou em rota de crescimento é fundamental para qualificar o sortimento. Dessa forma, o consumidor tem a sensação de variedade e compreende que a loja atende suas necessidades de compra. Um exemplo disso nas gôndolas do Da Santa são os suplementos alimentares, cuja demanda vem avançando no País. 
 
O social também importa
 

Foto: Divulgação
 
O Da Santa comercializa o Pão da Paz, produzido por um convento em Embu-Guaçu, para quem toda a renda é revertida. Trata-se de um produto de fermentação natural que vem com uma hóstia e já muito procurados pelos clientes da loja.
 
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