Como a inteligência de dados vai ajudar o Assaí a abrir 78 lojas até 2023

Avaliação:

(11 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Relatórios que demoravam até um dia para serem produzidos agora são extraídos em minutos pela rede de atacarejo

Foto: Divulgação

O Assaí Atacadista está cumprindo um intenso plano de expansão. A previsão é de inaugurar 28 novas lojas em 2021 e mais de 25 por ano até 2023. Para dar suporte a esse crescimento, a marca de cash & carry tem apostado na inteligência de dados.

Em parceria com a empresa norte-americana MicroStrategy, fornecedora de serviços de business inteligence (BI), a rede integrou as informações operacionais de todo o parque de lojas em um mesmo software especializado. Como resultado, tem observado uma série de ganhos de eficiência.

Antes de adotarmos o BI como um padrão na companhia, muitos relatórios eram produzidos de maneira manual e a partir de fontes diversas. Isso dificultava o trabalho e ainda dava margem à divergência de informações, por exemplo. Em menos de uma década, saltamos de quatro usuários de BI para os atuais 3 mil. E planejamos dobrar este número até o fim deste ano”, explica Rodrigo Callisperis, Diretor de TI do Assaí. A principal diferença é que, com o BI, as informações tornaram-se precisas e integradas. Na prática, relatórios que demoravam até um dia para serem produzidos passaram a ser extraídos em minutos. “Atualmente, os gerentes conseguem acompanhar as vendas de suas lojas em tempo real, pelo celular, o que propicia uma tomada de decisão mais rápida.”, exemplifica Callisperis.

Mais do que um simples investimento, a inteligência de dados significou uma mudança de cultura interna. Nesse processo, o Assaí também passou a investir na contratação de cientistas de dados especializados em Data Science e Big Data. Segundo a empresa, esses profissionais serão estratégicos para que a companhia possa processar o volume de dados e os transformar em informações valiosas para o negócio, como a análise de comportamento com base no histórico de vendas. “Com o BI mais analítico, poderemos entender padrões de compra por cidade, segmento, tipo de produtos, entre outros fatores, e entregar uma experiência de compra ainda mais satisfatória para os nossos clientes“, avalia Callisperis.

Atualmente, o Assaí Atacadista opera 184 lojas em todas as regiões do país e conta com mais de 50 mil funcionários. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                  LinkedIn                                 ,                                 Instagram                                 e                                 Facebook                                 !

 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade