Coca-Cola investe R$ 4 bilhões no Brasil e pretende intensificar relação com o pequeno e médio varejo

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

Empresa aposta na categoria de drinks prontos para beber


Foto: Adobe Stock

A Coca-Cola irá investir R$ 4 bilhões no Brasil este ano, isso é R$ 1 bilhão a mais do que o investimento anual da empresa no país nos últimos dois anos. O objetivo é modernizar e expandir a estrutura fabril e a malha logística, além de intensificar a relação com o pequeno e médio varejo com reforço na estrutura de vendas (como geladeiras e materiais promocionais).

O país apresenta uma grande relevância para a Coca-Cola. Para se ter uma ideia, atualmente o Brasil é o quarto maior mercado da empresa. Além disso, em 2023 o volume global cresceu 2%, uma alta impulsionada principalmente por países emergentes, como é o caso do Brasil. Nos países desenvolvidos o avanço de volume foi de 1%.

A gigante multinacional também investe fortemente em marketing digital, devido principalmente, a sua importância como o principal canal de comunicação com as gerações mais novas e seus hábitos de consumo.

Nacionalmente, o portfólio da marca abrange seu carro chefe, a Coca-Cola tradicional e sem açúcar, porém a empresa também é dona da água Crystal, acionista do energético Monster e possui uma joint venture do Chás Leão.

Pensando em se expandir mais e ganhar espaço em categorias antes não exploradas, a aposta do momento são os drinks prontos para beber. Segundo Bruno Pietracci, CEO da empresa para a América Latina desde fevereiro de 2023, um dos principais objetivos de explorar outros setores é ser relevante em todas as ocasiões de consumo e acompanhar as tendências do consumidor.

No último ano, por exemplo, chegou ao Brasil a Jack & Coke, que reproduz o drink clássico que mistura o refrigerante com o uísque Jack Daniel’s. Além desse, durante o Carnaval a empresa também lançou duas versões de gin tônica em lata por meio da marca Schweppes.


Foto: Divulgação

Pietracci comenta que o refrigerante continua crescendo e ainda tem uma oportunidade enorme, mas a empresa não entra em nada que acha que vai ser pequeno no futuro. O executivo também afirma que as novas categorias ensinam a pensar e atuar de forma diferente porque aprende-se como ser mais criativo com menos orçamento e como lidar com uma posição menos confortável de market share,. 

Para o CEO, a Coca-Cola pode até não ser a pioneira nessa categoria, mas a meta é ser a melhor, com sabor e embalagens superiores à concorrência. O crescimento da empresa no ramo de drinks prontos para beber tem sido impulsionado pelos itens próprios, mas a Coca-Cola não descarta a possibilidade de adquirir outras marcas.

Em relação ao ESG, a Coca-Cola também quer ficar mais próxima de alcançar 100% de coleta e reciclagem das embalagens comercializadas até 2030 e impulsionar o empreendedorismo. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

Fonte: Exame

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade