Case de Sucesso: Indústria líder em produtos de limpeza conquista 22 mil PDVs com solução de inteligência que mostra o mapa da mina de vendas e trade

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Resultado foi obtido em varejos atendidos pelo canal indireto, após mapeamento da Mtrix mostras as reais oportunidades. Vendas cresceram 30%

Um indústria líder mundial em diversas categorias de produtos figura, atualmente, entre os maiores clientes da Mtrix, empresa de tecnologia que mostra o Mapa da Mina dos PDVs mais quentes do mercado atendidos pelo canal indireto e qual o potencial de vendas em cada um deles.

Esse fornecedor é conhecido por ter um sistema de gestão com objetivos claros e metas desafiadoras – cumpridas por um time competente –, e também por possuir sistemas inovadores que maximizam as vendas. Mesmo assim, havia oportunidades a serem aproveitadas e isso foi possível com o apoio de  Captare,  a sofisticada solução de inteligência do mercado da Mtrix que oferece visibilidade por área geográfica, com base nos dados de vendas de mais de 1,7 mil distribuidores, responsáveis pela comercialização de produtos em mais de 1 milhão de PDVs em 100% das cidades brasileiras.

A indústria apresentava um considerável market share de 60% para um de seus principais produtos, no entanto sua penetração de mercado atingia 53% do total de lojas onde eram vendidos itens da categoria de limpadores multiuso. Estava claro que as vendas eram altas, porém havia um grande potencial de alcance de novos pontos onde a marca não chegava.

O objetivo comercial: levar os produtos a todos os lares. Mas isso não seria possível sem atingir primeiro maiores níveis de penetração nos PDVs, principalmente dos SKUs mais populares.

Após análise e imersão no cliente, a Mtrix sugeriu um conjunto de soluções e estudos analíticos que permitem medir o perfil de comportamento do mercado como um todo e alinhar o desempenho dos produtos do cliente com os melhores indicadores daquele perfil, ao identificar áreas e PDVs não atingidos e otimizar a performance de vendas nas lojas em que os produtos já estavam presentes.

Nada menos do que 310 mil PDVs a serem explorados acabaram por ser identificados. Foi possível descobrir, também, as medidas indicadas para atingir os pontos de venda mais relevantes, conquistando ganhos em volume, frequência de vendas e no mix de produtos ofertado, entre outros parâmetros importantes.

Como resultado, o fornecedor cliente da Mtrix levou o seu portfólio a 22 mil novas lojas atendidas pelo canal indireto. Isso corresponde a um avanço de 5 pontos na distribuição numérica, o que levou a empresa a bater um recorde de 44% nesse indicador, gerando também um crescimento de 30% nas vendas.

O mapeamento geográfico fornecido pela solução Captare, da Mtrix, mostra o em detalhes o cenário do pequeno varejo nacional e indica o caminho para aumentar volume, giro, mix e frequência de compra. E não apenas em novas lojas, mas também onde seus produtos já fazem parte do mix.

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