Carrefour reduz em 30% o número de incidentes

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Reportagem SA+ -

Grupo é um dos pioneiros no Brasil a usar a inovação que traz mais transparência para as interações entre colaboradores e clientes

Foto: Adobe Stock

Com o objetivo de trazer mais transparência para as interações entre colaboradores e clientes, o Carrefour Brasil se tornou um dos pioneiros nacionalmente no setor de implementação de bodycams (câmeras corporais). 

A tecnologia permite o acompanhamento da aderência dos funcionários aos protocolos de atuação, e já reduziu o número de incidentes em 30% nas primeiras 150 lojas que receberam os equipamentos. 

Ao todo, a empresa já investiu R$ 16 milhões em 4.000 equipamentos, que são utilizados por fiscais de prevenção internos e seguranças externos.
 
Para se ter uma ideia, somente em São Paulo foram implementadas mais de 1.200 câmeras corporais, distribuídas em mais de 180 lojas das bandeiras que integram o Grupo. 

Para Marcelo Tardin, diretor de Transformação da empresa, a iniciativa demonstra a o interesse do grupo em promover um ambiente seguro, livre de preconceito e discriminação. “A implementação das bodycams faz parte de um intenso processo de mudança de cultura que se dá em três frentes principais e que se complementam: Treinamento, Política de Consequência e Transparência”, explica o diretor.

Dessa forma, no pilar Treinamento há um grande foco em relação aos comportamentos esperados dos colaboradores. Nesse quesito, é aplicado o curso de Letramento Racial para mais de 140 mil pessoas, com conceitos importantes sobre a história do povo negro no Brasil, como os acontecimentos passados impactam a vida dessa população até hoje em dia e como ser um aliado na causa antirracista.

Há ainda a parceria da rede com a Universidade Zumbi dos Palmares, para oferecer curso superior em gestão de segurança privada para colaboradores da rede.

No que se refere à Política de Consequências, o Carrefour Brasil passou a ter mais rigor no controle e acompanhamento das empresas de segurança terceirizadas que atuam nas áreas externas das lojas, e qualquer violação aos princípios da rede acarretam consequências imediatas, podendo levar à rescisão imediata do contrato.

Por fim, em relação ao pilar da Transparência, o varejista tem investido em tecnologia, como é o caso das bodycams.

“Acreditamos que essa iniciativa é um avanço importante que o Grupo está levando para o setor varejista brasileiro. Reconhecemos o nosso tamanho e a responsabilidade que temos em propor ações inovadoras que possam conduzir o varejo a um novo patamar. Inclusive no que diz respeito a protocolos de atuação dos funcionários”, conclui Tardin.

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