Carrefour pretende diminuir parcela de hipermercados

Avaliação:

(14 Avaliações)

Reportagem SA+ -

O percentual vai ter uma queda de 8 p.p. devido ao foco em outros formatos


Foto : Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

No próximo ano, o Grupo Carrefour  pretende investir entre R$ 2,3 bilhões e R$ 2,6 bilhões para abrir até 12 lojas do Atacadão e 9 lojas do Sam’s Club. E não para por aí, entre 2024 e 2026 a empresa espera converter 40 hipermercados em lojas no formato de atacarejo e do Sam’s, sendo que metade dessas conversões irão ocorrer no ano que vem. 

Essa concentração de investimento no segmento de cash & carry trará mudanças nas participações dos segmentos no negócio. Para se ter uma ideia, atualmente o Atacadão é responsável por 65% das vendas, e nos próximos três anos ganhará 5 p.p. Já o Sam’s Club, que hoje tem um percentual de 8% vai para 12%. Enquanto isso, a divisão de hipermercados vai diminuir, passando de 26% para 18%.

Entretanto, apesar da expansão e diante das mudanças no cenário macroeconômico do Brasil, a empresa desistiu da previsão de faturamento bruto de R$ 100 bilhões para o Atacadão em 2024

Essa informação foi compartilhada por meio de um Fato Relevante da empresa divulgado ontem (28/11). Até o final do terceiro trimestre desse ano, as vendas brutas da bandeira de atacarejo somaram R$ 57,9 bilhões, enquanto o faturamento total do grupo no país chegou a R$ 84,4 bilhões.

Ao todo, o Carrefour Brasil encerrou setembro com 143 hipermercados, 27 unidades a menos do que o total do final de 2022. Além disso, a empresa divulgou que fechou o período com 47 lojas do Sam’s e 361 unidades do Atacadão. 

A meta até 2026 para o atacarejo é alcançar o marco de 470 lojas. Segundo executivos da companhia isso será alcançado também por meio de unidades com áreas menores. 

Abilio Diniz, um dos principais investidores do Grupo no Brasil, afirmou que a empresa irá focar na alocação de capital para os próximos anos. Diniz ainda ressalta que a empresa nunca foi vocacionada para supermercado. Por isso, nos próximos anos o foco será nas bandeiras Atacadão, Sam’s e lojas de proximidade no formato Express. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn,    Instagram    e    Facebook

Fonte: MSN

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade