Brasileiros buscam por tamanhos menores e gastam mais em sorvetes

Avaliação:

(4 Avaliações)

Reportagem SA+ -

A categoria pode ter um incremento de 29% no faturamento neste verão


Foto: Adobe Stock

Dentro do lar, a categoria de sorvetes ainda não retornou aos níveis pré-pandemia. Para se ter uma ideia, no último verão, os consumidores buscaram por tamanhos menores e de menor desembolso. As embalagens abaixo de 1,5 litros, por exemplo, tiveram um aumento de 6 p.p. entre a temporada de 2021/2022 para a de 2022/2023. No mesmo comparativo, os picolés também apresentaram um crescimento, passando de 8% para 11%. 

Apesar disso, o gasto médio também pulou de R$ 29 para R$ 33, e os destaques no aumento de consumo ficam entre pessoas acima de 50 anos, de classes A e B, moradoras do Leste e Interior do Rio de Janeiro, em atacarejos

Esses dados compõem uma pesquisa realizada pela Kantar , e indicam que, caso a temporada de 2023/2024 traga de volta o consumo dentro de casa pré-pandemia, haverá um aumento de 29%, mais de R$ 217 milhões, no faturamento.

Já fora do lar, no último verão, a categoria de sorvetes alcançou seu maior patamar – consumidores estavam dispostos a gastar em média R$ 36, um valor R$ 11 mais caro do que a média do verão anterior. Os brasileiros também demonstraram preferência por embalagens maiores, via segmento de potes, o que pode ser observado pelo crescimento de 14% no volume, pois o preço por litro pode ser até seis vezes mais econômico do que os picolés. 

“O desafio principal da categoria é resgatar compradores, tanto dentro quanto fora de casa, e estimular a frequência, que ainda é baixa. Também é válido desvincular o consumo apenas nas altas temperaturas, uma vez que outros períodos de compra podem impulsionar a retomada dos sorvetes”, ressalta Luisa Teruya, gerente de marketing da Kantar.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn,   Instagram  Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade