Barbosa Supermercados consegue aumentar em 26 vezes o ROI de suas promoções

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Reportagem SA+ -

Executivo da rede compartilhou como esse resultado foi alcançado


Foto: Divulgação

Dados revelam que 41% das ofertas não geram aumento de vendas, 40% dos itens gerariam mais margem se sofressem algum tipo de ajuste no preço, 52% das ações têm algum tipo de problema no abastecimento – seja de ruptura ou de excesso, e entre 30% e 45% das ações negociadas não são executadas nos PDVs. 

Esses são alguns dos percentuais apresentados por Guilherme Raymond, Head de Comercial Varejo da Neogrid, na última terça feira (22/08) no Summit 2023, evento realizado pela Neogrid que reuniu diversos nomes da indústria e do varejo.  

Na palestra denominada “Promoção? Só se for para aumentar o ROI”, Raymond apresentou junto a Murillo Zanerato, Gerente de Inteligência Comercial do Barbosa Supermercados, os desafios das promoções e o case realizado junto a empresa do varejista para melhora nesse quesito com a implementação da  Smarket , desenvolvida para auxiliar varejistas a promocionar de forma mais estratégica e eficiente.

Atualmente esta plataforma já está presente em 5 mil PDVs e 150 varejos dentre eles o Assaí, Tenda Atacadista, Dia, Atacadão Dia-Dia, Muffato, Oba, Natural da Terra, Super Nosso, Mambo entre outros. Para Raymond o sucesso da ferramenta se deve aos varejistas e suas demandas específicas.  

Acompanhando a jornada digital do varejo essa plataforma atua em diversas questões, dentre elas na gestão do fluxo promocional, criação de cartazes automatizados, execução das ações no PDV com a seleção de produtos estratégicos para promocionar dando visibilidade a indústria das ações executadas em conjunto ao acompanhamento do ROI e da performance das promoções. 

No Barbosa Supermercados

Com planos de expansão para 45 lojas até 2026, o Barbosa Supermercados se juntou a ampla gama de varejistas que utilizam a plataforma. De acordo com Zanerato a decisão foi tomada devido a necessidade de otimização dos processos, integração das equipes, gestão de promoções, acompanhamento dos resultados e assertividade nas ofertas – e os resultados foram expressivos. 

Em relação a otimização dos processos houve uma redução de 2 dias no prazo para a elaboração de uma campanha o que permitiu que a rede fosse mais assertiva e analítica. A otimização de tempo foi em 33%, e o que antes precisava de uma página diferente para cada etapa do processo, hoje está tudo no mesmo local.  

Na questão de integração das equipes houve uma melhora em relação a diagramação e gestão de campanhas no marketing, preenchimento de ofertas e análise simultânea na parte comercial, conferência dinâmica e precificação integrada no pricing, e cartazes e ofertas internas nas operações. Assim, cada uma das 34 lojas da rede tinham um tipo de promoção. 

Já na gestão de promoções o Barbosa verificou uma melhoria na monitoração de todas as etapas e resultados das promoções com um acréscimo de 3 mil promoções semanais divulgadas em suas revistas, lâminas digitais e tabloides. 

Segundo Zanerato, a loja se tornou mais competitiva e viu um aumento de renda. Houve uma elasticidade nos preços mais expressiva com ganho de margem de 7,2%, e em termos de assertividade nas ofertas, foi registrado um aumento da representatividade na participação dos tabloides de 8,6%. Além disso, o ROI (Retorno de Investimento) cresceu em 26 vezes após a implantação da plataforma

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