Visão de futuro: como fazer sua empresa crescer de forma sustentável

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Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Concorrência, ferramentas para melhorar o relacionamento com fornecedores e os resultados e como se adaptar às novas tecnologias, na prática, foram alguns temas debatidos no 2º Fórum de SA Varejo

O 2º Fórum de Integração contou com palestras sobre assuntos que impactam diretamente os resultados das empresas. Um deles foi a concorrência com a Amazon no Brasil, discutido por Alfredo Pinto, diretor do escritório da Bain & Company em São Paulo e Office Head da América do Sul. “Se já está difícil lidar com os gigantes, temos a convicção de que a Amazon também vai participar dessa festa, tornando o mercado ainda mais competitivo e desafiador”, afirmou logo na abertura de sua apresentação. Em sua palestra, ficou claro que, a partir de agora, a empresa de Jeff Bezos deve dar passos mais largos, exigindo do varejo regional maior eficiência, além de uma estratégia omnichanel.

Alfredo Pinto (esq.): além da concorrência com os gigantes, o varejo regional terá de enfrentar o avanço da americana Amazon Flavio Boan (dir.): para o JBP ser bem-sucedido, é preciso gerenciamento metódico e liderança forte e engajada, entre outros

A importância de o varejo e a indústria compartilharem interesses e objetivos ao definir o JBP (Joint Business Plan) foi o tema abordado por Flavio Boan, sócio-diretor da Falconi Consultores de Resultados . O executivo lembrou que a ferramenta é importante para fortalecer a cadeia de valor e que, para ser bem-sucedida, é necessário adotar um gerenciamento metódico por meio de uma liderança forte e engajada. “É recomendado ainda utilizar tecnologia de maneira consciente e não tentar fazer tudo sozinho em casa. Deve-se ainda definir parceiros e estar disponível para errar e aprender”, ressaltou Boan.

O que as empresas estão fazendo na prática

Com mediação do CEO de SA Varejo, Sergio Alvim, o Fórum contou ainda com um debate, em que se discutiu como as empresas estão se preparando para enfrentar os desafios que vêm pela frente. Ilson Mateus Junior, diretor do Grupo Mateus , falou, entre outros pontos, sobre formas diferentes de atrair pessoas de tecnologia, como a que pediu para que os interessados apresentassem ideias para a empresa. “Só dar um salário para a pessoa e deixar ela lá, um ano, fazendo a mesma coisa, não adianta. Esse pessoal não vai ficar, porque quer fazer coisas diferentes”, afirmou. Gustavo Ramos, diretor adjunto de supermercados da Coop , comentou que uma equipe da rede paulista viajou ao Vale do Silício, EUA, e trouxe ideias diferentes. O executivo comentou ainda que, na área comercial, a empresa já compartilha informações com fornecedores. Quem também vê vantagens nisso é Genival Beserra, presidente da rede Unno (RJ). “As empresas que não trocarem dados vão perder muito”, afirmou. Já Paulo Sergio Silva, o Paulão, fundador da RockOn Advisors , comentou que, no futuro, o varejo precisará desenvolver estratégias de microsserviços. “O caminho de compra do cliente é um microsserviço, o pagamento é outro e assim por diante”, explicou.

Debate discutiu os grandes desafios do varejo (da esq. para dir.): Paulão (RockOn Advisors), Ilson Mateus Junior (Grupo Mateus), Gustavo Ramos (Coop), Genival Beserra (Rede Unno) e Sergio Alvim (SA Varejo)

Novo Programa

Ciente das mudanças que virão no mercado e do impacto da tecnologia – temas que vêm sendo discutidos desde o Fórum realizado em novembro –, chegou o momento de o varejista entender como priorizar os investimentos que levarão sua empresa com sucesso para o futuro. A fim de ajudar nessa tarefa, SA Varejo lançou, durante o evento, em parceria com a Oasis- Lab Innovation Space , o Programa Novo Varejo Rumo a 2025. O PNV contará com consultoria, assessment e mentoria para as empresas participantes.

Jorge Inafuco (OasisLab) e Sergio Alvim: O PNV pretende ajudar os varejistas a definir prioridades de ações e de investimentos que garantirão o futuro da empresa

 

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