Saiba qual foi o crescimento do autosserviço alimentar desde o início da pandemia

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Fernando Salles -

Enquanto as vendas no varejo como um todo registram forte queda, super e hipermercados acumulam avanço expressivo

O faturamento nominal do setor supermercadista cresceu 15,9% desde o início do surto de Covid-19 no Brasil. Os dados são de levantamento da  Cielo e consideram as vendas do início de março até a segunda semana de abril, em relação ao período comparável antes da pandemia. Além do varejo alimentar, somente o canal farma obteve resultado positivo, com crescimento bem mais tímido, de 3,3%. 

De acordo com a Cielo, nos super e hipermercados o desempenho mais expressivo ocorreu nas três primeiras semanas de março, quando o crescimento médio chegou a 22,5%. Já nos últimos dias do mês passado o avanço foi de apenas 5,7%. Provavelmente por efeito do pagamento de salários, as duas primeiras semanas de abril voltaram a registrar elevação mais intensa de faturamento – mesmo que abaixo dos níveis iniciais – com alta na faixa de 11%. 

Considerando todos os segmentos, o setor varejista viu seu faturamento nominal despencar -26,1% desde que a proliferação do novo Coronavírus se tornou exponencial no País. A pior queda acumulada, de -56,7%, foi observado no comércio de vestuário. Vale lembrar que, conforme os casos de Covid-19 ganharam escala, diversos estados brasileiros decretaram o fechamento do comércio não essencial – desde o final de março a venda de roupas é impactada em cerca de 90% a cada semana. Mas mesmo estabelecimentos que seguiram operando, como os postos de combustível, verificaram forte retração (-26,1%) em razão da quarentena.  

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