Quatro categorias de produto crescem acima de 70%

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Fernando Salles -

Pesquisa da Kantar detalha efeitos do distanciamento social no comportamento de consumo

Lavantamento da Kantar mostra que o consumo na cidade de São Paulo cresceu 25% no período de 16 a 22 de março, auge da corrida aos supermercados, em comparação com a semana anterior, entre os dias 9 e 15.  

A maior elevação de gastos do consumidor foi observada na categoria de papel higiênico, com avanço de 211%. Produtos para cuidados com a casa praticamente dobraram as vendas (98%), enquanto nas categorias de detergentes e cereais os crescimentos registrados pela Kantar foram de 79% e 73%, respectivamente.

Redução na frequência de compra

Em todo o Brasil, mais de 1 milhão de ocasiões de consumo de produtos para cuidados pessoais está em risco a cada semana, em razão da necessidade de isolamento social, sendo que 973 milhões dessas visitas ao PDV estavam relacionadas com trajetos de ida ou volta do trabalho ou instituição de ensino. Outras 356 milhões de ocasiões de compra costumavam ocorrer antes de eventos sociais. O fenômeno é global: No Reino Unido, por exemplo, já se observa uma queda de 20% nas ocasiões de consumo de higiene pessoal durante o período de confinamento.

“O distanciamento social já mostra sinais significativos de mudança na rotina dos brasileiros e a presença online fica cada vez mais forte à medida que ele continua. Mais de 10% da população já compra seus produtos de cuidados pessoais pelo comércio eletrônico. Apenas em 2020, este segmento já atraiu mais de 1,2 milhão de novos lares, no que se refere à aquisição de bens de consumo massivo (FMCG)”, afirma Marcela Botana, Diretora Regional de Atendimento da Kantar Brasil.

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