Fórum de Integração: o varejo rumo a 2025

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Reportagem SA+ -

Em evento realizado na capital paulista, 167 varejistas de todo o País discutiram o futuro dos negócios com dez fornecedores

Caminhos e soluções efetivas para garantir o crescimento da produtividade e o futuro das empresas do varejo alimentar foram amplamente debatidos no 2º  Fórum Nacional de Integração Varejo & Indústria , realizado por SA Varejo nos dias 12 e 13 de março, na capital paulista. Os varejistas presentes discutiram sobre como desenvolver os principais pilares para o crescimento até 2025: PCL (Pessoas, Cultura e Liderança), processos, operação de lojas, recursos financeiros e tecnologia. Também debateram estratégias para vender mais e recuperar margens com os 10 fornecedores que estiveram presentes, além dos apoiadores Cresce Vendas , Engegrid , Izio e MegaMidia .

 

Incremento da margem

“Temos soluções para cada etapa da vida do consumidor: desde o nascimento até mais de 60 anos.” Foi assim que Luis Molina, diretor de trade e vendas da Danone Nutricia , iniciou sua participação no Fórum de Integração de SA Varejo. Segundo a companhia, existe grande potencial para desenvolver, em parceria com o varejo regional, os compostos lácteos, complementos e suplementos alimentares, uma vez que não existe restrição à divulgação, como acontece com as fórmulas infantis, cuja compra é influenciada pela indicação médica.

Eficiência e lucro

Crescer a partir de um sortimento de maior valor agregado foi uma das discussões da Seara com os varejistas presentes no Fórum de Integração. Entre as apostas da empresa, estão a linha gourmet e a de porcionados, cujas vendas estão em ascensão. A indústria também abordou como ganhar eficiência e aumentar vendas combatendo a falta de produtos no varejo.

Altas na vendas

A marca Vigor  aumentou sua participação de mercado em quase 4 pontos percentuais entre 2012 e 2018 no segmento de produtos lácteos (dados Nielsen). A empresa pontuou as iniciativas realizadas, como aposta em lançamentos e formas inovadoras de se comunicar com o público. Marcelo Tadeu, diretor de vendas, afirmou que uma das categorias que ajudarão a empresa e o varejo a continuar crescendo é a de queijos especiais, cujo mercado está em ascensão.

Foco na necessidade do cliente

Com 23 anos no mercado, a Cred-System já conta com 20 milhões de cartões emitidos. Desse total, 4 milhões chegaram ao varejo no ano passado. A empresa falou sobre como atua no autosserviço, como funcionam as parcerias, o passo a passo da aprovação de crédito, entre outros pontos. Abordou também como sua solução, a partir dos dados acumulados, contribui para decisões mais focadas na necessidade do shopper.

Expansão em cervejas artesanais

A Cervejaria Santa Catarina apresentou suas marcas e o posicionamento de mercado de cada uma aos varejistas presentes no evento de SA Varejo. Dados apresentados pela empresa indicam que, em 2018, existiam 835 cervejarias artesanais no mercado, contra 679 no ano anterior. Ou seja, surgem, em média, quatro novos fabricantes por semana. A cervejaria tem capacidade de produção de 5,4 milhões de litros/ano.

Vendas incrementais

O excesso de marcas em uma mesma categoria costuma levar a um canibalismo entre elas, o que prejudica a rentabilidade do varejo e da indústria. Esse foi um dos temas que Gonzalo Balcazar, diretor de vendas da Reckitt Benckiser , discutiu com o público do Fórum de Integração Varejo e Indústria. Segundo o executivo, no caso do limpador multiúso, 60% das marcas não são incrementais. O diretor de vendas da Reckitt Benckiser falou também sobre como aumentar vendas em outras categorias.

Jornada do produto

O impacto da transformação digital na produtividade do varejo será grande. Segundo a Consinco , poderá chegar a US$ 2,8 trilhões globalmente. Uma das áreas em que a tecnologia irá gerar ganhos de eficiência importantes é na jornada do produto, que conta com diversas etapas e termina com a reposição em gôndola – tudo com apoio da tecnologia para garantir que todo o processo esteja sincronizado com a jornada do cliente.

Ação digital e fluxo nas lojas

Em nova apresentação no Fórum de Integração, a Heineken apresentou o novo diretor de canal Off Premise, Ricardo Sabatine. A empresa fez balanço dos seus resultados e apresentou iniciativas com o varejo regional. Uma delas foi a parceria com a rede paulista Savegnago, por meio de uma plataforma que integra promotores, varejo e indústria e conseguiu atrair mais consumidores para a varejista com descontos personalizados.

Inteligência no negócio

A empresa Méliuz mostrou como o sistema de cashback, que retorna para o consumidor parte do valor gasto na compra, pode ajudar o varejo a desenvolver uma inteligência de mercado e adotar ações mais assertivas. Isso acontece, pois permite conhecer melhor os hábitos de compras e mensurar os resultados de cada iniciativa. A empresa apresentou o que pode ser feito, na prática, a partir do case de um varejo que combateu os efeitos da entrada de um atacarejo concorrente em sua cidade.

Rede de valor

Sugestões de como transformar dados, tecnologia e estratégias em resultados foram apresentadas pela P&G . E isso passa por criar uma rede de valor a partir de uma base de consumidores, de produto/oferta/preço certos e da escolha da melhor mídia, como, por exemplo, SMS, que tem melhor resultado do que e-mail.

 

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