Com compra de 30 lojas do Makro, Atacadão vai faturar quase R$ 45 bilhões

Avaliação:

(47 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Transação, considerada a maior da empresa no Brasil desde a compra do Atacadão, vai acirrar a concorrência, sobretudo se sua empresa atua em duas regiões

Agora é oficial: surge uma gigante do setor de atacarejo no Brasil. O Grupo Carrefour confirmou a compra, por R$ 1,95 bilhão, de 30 lojas pertencentes ao Makro Atacadista e, com isso, sua bandeira de cash & carry Atacadão passa, automaticamente, a registrar faturamento anual em torno de R$ 44,8 bilhões, o que representa quase R$ 15 bilhões a mais do que seu principal concorrente, o Assaí, controlado pelo GPA.

Essa transação é o movimento mais importante do Grupo Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007. Isso evidencia nosso comprometimento com a expansão de nossos formatos de crescimento e está em linha com o Plano de Transformação do Carrefour 2022. O modelo de atacado tem sido um grande contribuinte para o crescimento do Carrefour nos últimos anos, especialmente no Brasil. Com essa transação, iremos expandir nossa presença no mercado brasileiro, o segundo maior mercado para o Grupo depois da França”, destacou Alexandre Bompard, Presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Carrefour. 

Com o negócio – no qual foram incluídos 14 postos de combustível –, o Atacadão eleva sua área de vendas em 165 mil m2. Um dos fatores decisivos na definição do negócio por parte do Carrefour foi a localização geográfica das lojas, considerada complementar às 187 unidades já operadas pela empresa no formato. 

Fortalecimento no Rio de Janeiro e no Nordeste

Em comunicado oficial, o Carrefour destacou que "a transação permitirá ao Atacadão expandir sua presença em particular no densamente povoado Estado do Rio de Janeiro (7 lojas) e na Região Nordeste (8 lojas)".

“Esta transação é um acelerador de crescimento para o Carrefour no Brasil. Com essa aquisição o Atacadão vai fortalecer sua presença geográfica e consolidar ainda mais sua presença nacional. Essa aquisição, juntamente com nosso ritmo de crescimento orgânico, com 20 lojas Atacadão abertas em 2019, vai representar uma aceleração equivalente a um ano e meio de expansão, marcando um importante passo para o Grupo Carrefour Brasil”, afirmou Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil. 

As 30 lojas compradas do Makro estão localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Alagoas, Santa Catarina, Pará, Amazonas, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraíba, Tocantins e Distrito Federal

Em um prazo máximo de 12 meses após a conclusão do negócio, o Carrefour pretende converter todas as 30 lojas adquiridas para a bandeira Atacadão. A expectativa é de que as unidades antes operadas pelo Makro aumentem em mais de 60% suas vendas, e que a estrutura de custos seja otimizada, tendo em vista, no futuro, os mesmos níveis de rentabilidade registrados nas lojas atuais do Atacadão.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,     Instagram     e     Facebook     !

  

 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade