Com a sustentabilidade no centro do negócio, Grupo HEINEKEN evolui os resultados da área e trabalha em novas iniciativas para atingir metas

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Entre os objetivos direcionados à produção a companhia quer atingir 100% de consumo de energia renovável em todas as suas cervejarias até 2023

Em 2018, o Grupo HEINEKEN no Brasil deu início a importantes movimentações internas, após ter se tornado a segunda maior cervejaria do País. Passando a contar com uma estrutura de 15 unidades produtivas, 29 centros de distribuição e 13 mil funcionários, a companhia construiu as bases do novo cenário e colocou a sustentabilidade como pilar estratégico de sua atuação.

Baseado na estratégia global Brewing a Better World (Produzindo um Mundo Melhor, na livre tradução para o português), o Grupo criou no Brasil o Movimento Mais com Menos, que guia toda a sua atuação buscando atingir mais resultados com menos impactos negativos, reforçando iniciativas para mudar comportamentos e o futuro das gerações.

"O Movimento Mais com Menos está presente transversalmente em nossas estratégias de sustentabilidade. Com base na ideia que ele representa, nós trabalhamos ações para gerar mudanças positivas e efetivas de comportamento. Para isso, sabemos que não basta fazer a lição dentro de casa, é preciso expandir para além dos muros da companhia e incentivar novos hábitos", afirma Nelcina Tropardi, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) e com a Agenda 2030, o Movimento Mais com Menos aposta em práticas voltadas a três frentes: Pessoas, Planeta e Prosperidade.

No pilar Planeta, as metas da companhia estão relacionadas, principalmente, à redução da emissão de CO2 e controle de resíduos, frentes trabalhadas pela estratégia Drop the C, e proteção dos recursos hídricos, dentro da estratégia Every Drop. No último ano, os destaques foram os resultados obtidos na redução de 35% do uso de água por litro de cerveja produzido, comparado a 2010, e a queda acumulada de 61% nas emissões de CO2 na produção em relação a 2010.

Ainda dentro desse pilar, o Grupo realizou diagnósticos das bacias hidrográficas onde estão localizadas suas 15 unidades produtivas (feitos em parceria com a The Nature Conservancy – TNC), e implantou caldeiras de biomassa em seis cervejarias entre 2018 e 2019, parte da meta de atingir 100% de consumo de energias renováveis em todas elas até 2023. Além disso, no último ano a companhia atingiu 10 unidades produtivas no modelo zero waste to landfill (zero envio de resíduos para aterros sanitários). O Grupo também mantém o programa de conservação e restauração ambiental com a Fundação SOS Mata Atlântica, no Centro de Experimentos Florestais em Itu (SP).

Em relação à energia, a companhia inaugurou, em 2019, o maior parque eólico próprio do mundo no Ceará, com 14 aerogeradores, capazes de gerar 112 mil MW/hora por ano, que representam 30% de toda a energia elétrica consumida pelas 15 cervejarias do Grupo.

Também este ano, o Grupo HEINEKEN no Brasil se tornou parceiro no projeto "Noronha Plástico Zero", encabeçado pela Administração da ilha de Fernando de Noronha, após assinatura do decreto que proíbe materiais de plástico descartável na região. O projeto tem como objetivo engajar a comunidade local e os turistas da ilha neste novo cenário, com a implantação de um centro de engajamento, formação de líderes multiplicadores, ações educativas e distribuição de kits com itens reutilizáveis, além da modernização do processo de reciclagem de vidro.

Já a iniciativa Volte Sempre, que está em fase piloto e foi lançada em setembro de 2019, disponibilizou máquinas da 4Glass que trituram garrafas de vidro em nove lojas do Grupo Pão de Açúcar em São Paulo. A ação considera todo o ciclo de logística reversa do vidro, do início ao fim, e oferece retorno em dinheiro a cada garrafa depositada, que pode ser resgatado pelo aplicativo de cashback Méliuz.

Em Prosperidade, as ações estão relacionadas ao crescimento da empresa junto às comunidades nas quais está inserida e ao alinhamento das metas de sustentabilidade com a cadeia produtiva. Por acreditar que educar os jovens é uma das maneiras mais relevantes de conscientizar as próximas gerações, a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica também envolveu a realização de um programa, em Itu, de educação ambiental, pelo qual mais de 40 mil jovens e crianças já passaram até 2018. Chamado de "Aprendendo com a Mata Atlântica", o projeto busca sensibilizar o público infantil sobre os cuidados e a importância do meio ambiente.

O terceiro pilar é totalmente focado em Pessoas, com iniciativas voltadas ao consumo responsável de álcool e cuidados com a saúde e segurança. Para incentivar mudanças positivas em relação ao consumo de álcool, por exemplo, em 2018, em parceria com a consultoria InBehavior Lab, o Grupo HEINEKEN no Brasil fez um experimento baseado em ciência comportamental. Pioneiro no Brasil, o estudo realizou intervenções como 'juramento do motorista', em bares de São Paulo e Porto Alegre. Após essa ação, o número de pessoas que beberam e assumiram a direção diminuiu 25% nessas regiões.

Olhando especificamente para os jovens, este ano a companhia desenvolveu a experiência WebLab by HEINEKEN, que convidou 27 participantes de 18 a 24 anos a pensar sobre como equilibrar a vida e, consequentemente, a relação com o álcool. Em parceria com a consultoria de inovação Maker Brands, o Grupo elaborou uma metodologia inédita – após estudo que identificou alguns dos principais gatilhos que levam este público a consumir bebidas alcoólicas exageradamente - testada na primeira edição do WeLab by HEINEKEN, na capital de São Paulo, em julho.

"Estamos cientes dos desafios que temos ainda pela frente, por isso estamos desenvolvendo projetos e contribuições com resultados mensuráveis para os temas mais importantes relacionados à nossa indústria. Por isso, estamos olhando para a sustentabilidade em toda a nossa atuação, tanto nos negócios como em nossas relações, seja com fornecedores, funcionários, comunidade ou consumidores", completa Nelcina.

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