Ação em conjunto gera 20% em conversões de clientes que não compravam produto há mais de um ano

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Reportagem SA+ -

Campanha de Retail Media cruzou dados da base de engajamento da cervejaria Heineken com a base de clientes do programa de fidelidade do GPA

Foto: Stock Adobe

Uma parceria entre varejo e indústria rendeu bons frutos e provou que é possível reativar clientes que pararam de consumir determinado produto. A estratégia do Grupo Pão de Açúcar e da cervejaria Heineken foi unir a informação de ambos para criar uma campanha mais assertiva.

A segmentação cruzada entre a base de dados da Heineken e os clientes do GPA trouxeram um público que já curtia e engajava com a marca de cervejas, mas não comprava o produto na rede há algum tempo.

O cruzamento dos dados, feita pela RelevanC , mostrou um aumento de 22% na frequência de compra de seus produtos, uma alta de 19% no tíquete médio de compra e, consequentemente, um crescimento de 45% no gasto médio dos compradores.

Campanha combo cerveja + hambúrguer

A campanha para o Dia Mundial do Hambúrguer teve foco na venda do combo com cerveja e hambúrguer. Foram utilizadas duas bases conjuntas das duas empresas para trabalhar com duas segmentações:

  • Buyers: consumidores que compraram a cerveja Eisenbahn ao menos uma vez nos últimos seis meses

  • Shoppers: demais clientes (base fidelidade do GPA + base engajada Heineken

Resultados da ação de cada base segmentada

Cerca de 20% das conversões do grupo Shoppers foram com clientes que não compravam cerveja há pelo menos um ano no GPA. Na comparação entre as segmentações Buyers e Shoppers, os resultados foram:

  • Crescimento de +13% na taxa de clique em Buyers
  • Aumento de +57% no tíquete médio com o público que comprou no período passado
  • Uma taxa de conversão quase 7,7 vezes maior do que a do público que não consumiu os produtos nos últimos meses

Esse cruzamento de bases alavancou as conversões, comprovando a hipótese de que a audiência de Buyers do último ano traria melhores métricas de engajamento de e-mail e conversão, pois a oferta é adaptada aos interesses do consumidor e ao seu histórico de compras. 

Entretanto também mostra que, sem os dados da base de engajamento da Heineken, a relevanC não teria escolhido o segmento Shoppers para impactar, perdendo a oportunidade de converter esse público específico e alcançar 20% em conversões com clientes que não adquiriam o produto no último ano. O cruzamento de dados foi o que levou o GPA e a Heineken a não perderem uma expressiva oportunidade de venda.

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