Ação de conscientização do Grupo Heineken oferece recompensa em dinheiro para quem reciclar garrafas de vidro

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Heineken -

Em parceria com o Grupo Pão de Açúcar e Méliuz, companhia inaugura máquinas da 4Glass que trituram as garrafas em nove supermercados de São Paulo (SP)

O Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do País, disponibilizou nove máquinas que trituram garrafas de cerveja de vidro, em unidades dos supermercados da rede Pão de Açúcar e Extra, localizadas na capital paulista. Batizada de Volte Sempre, a iniciativa, que está em fase piloto e terá duração de três meses, faz parte do Movimento Mais com Menos criado pela companhia, e busca promover o descarte correto deste tipo de resíduo.

Para incentivar a participação do público frequentador destes supermercados, o Grupo trouxe também a Méliuz como parceira da ação, startup brasileira de cashback (sistema que devolve ao consumidor uma porcentagem do valor gasto em compras). Para essa iniciativa específica, a cada garrafa reciclável de vidro depositada na máquina de triturar, o participante receberá R$ 0,10 de cashback (retorno de uma parte do investimento) no aplicativo da Méliuz. Ao completar R$ 20,00 de saldo no extrato da Méliuz, o consumidor poderá solicitar o resgate do valor para sua conta corrente ou poupança, sem nenhum custo.

"O desafio dos resíduos sólidos já vem de muito tempo e pouco avançamos como sociedade nos últimos anos. Se não envolvermos, de fato, todos os elos da cadeia, a solução não será sustentável. Foi neste contexto que surgiu esta iniciativa, que tem o consumidor como elo impulsionador de todo o processo. A ideia é gerar conhecimento e trazer esta ideia de que a mudança está em cada um" explica Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.

A iniciativa considera todo o ciclo de logística reversa do vidro, do início ao fim. As máquinas alocadas nos supermercados são de propriedade da Seiva Coleta, primeira indústria de beneficiamento de vidros de Minas Gerais, que conta com investimento pioneiro do Grupo HEINEKEN no Brasil. A tecnologia desenvolvida para a máquina permite que ela se comunique com um parceiro logístico quando atinge 70% de sua capacidade de lotação, gerando um pedido de retirada.

A coleta dos materiais será realizada por motociclistas, responsáveis por levar, em embalagem especial e segura, o vidro acumulado às cooperativas parceiras – Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare –, que cuidam do beneficiamento do vidro e dão continuidade ao processo de reciclagem, vendendo o material à MassFix, empresa de gestão de resíduos de vidro. Essa empresa, por sua vez, completa o ciclo desta logística reversa, revendendo o vidro às empresas de fabricação de garrafas. Essa ação acontecerá nas lojas do Grupo Pão de Açúcar entre os dias 13/09 e 13/12 deste ano.

"Nós tomamos o cuidado de pensar e toda a cadeia de reciclagem dos materiais que serão coletados por essa iniciativa, selecionando parceiros alinhados à nossa forma de atuar, sempre com paixão e respeito" completa a executiva.

Além disso, a iniciativa "Volte Sempre" engloba ainda uma campanha com 300 bares no bairro Moema, em São Paulo, que visa levar conhecimento e conscientizar os consumidores sobre a maneira certa de descartar os resíduos de vidro. Para aqueles que forem compartilhar a cerveja com os amigos, os garçons irão sugerir a garrafa de 600ml, que são retornáveis. Em alguns desses bares e de forma itinerante, uma das máquinas da 4Glass será disponibilizada para que os clientes dos estabelecimentos tenham acesso e conheçam a ação que estará acontecendo nos supermercados.

Para saber mais sobre o Volte Sempre, acesse: www.programavoltesempre.com.br . Confira abaixo a relação de unidades dos supermercados que receberam as máquinas de triturar.

Pão de Açúcar
Unidade Apinagés > Rua Apinagés, 1.147 – Sumaré (SP)
Unidade Vila Romana > Rua Tito, 639 – Vila Romana (SP)
Unidade Sócrates > Rua Socrates, 120 – Vila Sofia

Extra
Unidade Brigadeiro > Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2.013 - Bela Vista
Unidade Itaim Bibi > Av. João Cachoeira, 899 – Itaim Bibi
Unidade Morumbi > Av. das Nações Unidas, 16.741 - Retiro Morumbi
Unidade Ricardo Jafet > Av. Dr. Ricardo Jafet, 1.501 - Vila Santa Eulália
Unidade Aeroporto > Av. Washington Luiz, 5.859 – Jardim Aeroporto
Unidade Interlagos > Av. Sargento Geraldo Santana, 1.491 - Interlagos
 

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa. Guiada pela estratégia de sustentabilidade global Brew a Better World da empresa, o Grupo criou no Brasil o movimento Mais com Menos, focado em trabalhar o tema em seis principais pilares: consumo responsável, saúde e segurança, crescer com as comunidades, sustentabilidade na cadeia de fornecimento, redução das emissões de CO2 e proteção de recursos hídricos. Este movimento busca gerar reflexões, dentro e fora dos muros da companhia, sobre como fazer sempre mais, com menos impactos negativos.

Sobre o Méliuz
Lançado em 2011, o Méliuz é uma empresa que devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor das compras em mais de 1600 lojas físicas e online do Brasil (cashback). O serviço é totalmente gratuito para os clientes. A proposta é simples: as lojas pagam para anunciar no site e no app do Méliuz e a empresa devolve ao cliente, em dinheiro, parte desse valor. Assim, as lojas incentivam as vendas e os consumidores recebem vantagens em todas as compras. A empresa possui hoje cerca de 150 funcionários e já devolveu mais de R$100 milhões aos usuários.

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