Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Copacol

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
 
Incremento no faturamento - 28% de 2021 X 2020
 
DICAS
  • Para o shopper, a segurança alimentar na compra da categoria é mais importante do que o valor do produto
  • De acordo com a Copacol, a categoria cresce anualmente e, por ter atributos diferentes da maioria das demais proteínas, consegue contribuir para elevar a rentabilidade das lojas
  • A fabricante recomenda ainda, devido ao avanço da categoria, elevar seu espaço de exposição
  • Ainda conforme a Copacol, pesquisas indicam que o consumo médio de peixes é de uma a duas vezes por semana. Essa compra acontece, muitas vezes, por impuls
  • Identificar o fluxo de pessoas no PDV
  • Abrir o fluxo com os produtos de maior valor agregado
  • Seguir com os produtos de maior procura e alto giro
  • Para as tilápias, a ordem fica assim: filés, empanados e postas

       Tilápias: A tilápia serve como referência no sortimento por ser o produto que não pode faltar em nenhum tipo de loja que trabalhe com a categoria

 

  • Até 4 checkouts: filé 400 g e 800 g, posta de 800 g, steak 100 g, stick 300 g, iscas de 300 g, costelinha 600 g

  • Premium/gourmet: filé 400 g, 800 g, posta 800 g, costelinha 600 g, iscas 300 g, petiscos 600 g, filé empanado tradicional e outras versões
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: filé 400 g, 800 g, posta 800 g, costelinha 600 g, steak 100 g, stick 300 g e 1,5 kg, petiscos 600 g
  • Hipermercados: filé 400 g, 800 g e 2 kg, posta 800 g, costelinha 600 g, steak 100 g, stick 300 g e 1,5 kg, iscas 300 g, petiscos 600 g, filé empanado tradicional e outras versões, lasanha 600 g, escondidinho 600 g, pizza 400 g
  • Lojas de proximidade: filé 400 g, 800 g, posta 800 g, costelinha 600 g, iscas 300 g, petiscos 600 g, filé empanado
  • tradicional 400 g, iscas 300 g, lasanha 600 g, escondidinho 600 g, pizza 400 g
  • Atacarejos: filá 400 g, 800 g e 2 kg, posta 800 g, costelinha 600 g, steak 100 g, stick 300 g e 1,5 kg, iscas 300 g, filé empanado tradicional e mais uma versão, lasanha 600 g, escondidinho 600 g, pizza 400 g
  • É importante educar o consumidor em relação à categoria ensinando, por exemplo, receitas com o produto que sejam acessíveis, rápidas e gostosas. A ideia é derrubar o paradigma deque pescados são difíceis de ser preparados
  • Cursos culinários online e ativação via influenciadores digitais mostrando a praticidade dos produtos é uma maneira de usar o digital para impulsionar a categoria
  • O canal deve ser usado também para ações em datas importantes para esses produtos, como Quaresma, Semana do Pescado e Natal

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Copacol
  • 2 Aurora
  • 1 Copacol
  • 2 Costa Sul
  • 3 Aurora
  • 26,85 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2022
  • Copacol 4,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2022 - pp(1)
  • Nenhuma LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA + Ecossistema de Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.799 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

360

NÚMERO DE RESPONDENTES

Copacol
Aurora Alimentos
Costa Sul Pescados
Bom Peixe e Seara
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade