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Categoria

Fonte: Forno de Minas

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

EVOLUÇÃO DAS VENDAS EM VOLUME: 6% 2020 X 2021

DICAS

• Aliar-se à indústria para potencializar campanhas de Marketing e Trade Marketing
• Reduzir as marcas de baixo preço, que destroem a cash margem
• Sinalizar a categoria na loja
• Garantir uma exposição com espaços condizentes com o market share de cada marca
• Posicionar os produtos no período promocional em pontas de gôndola e pontos extras. Se possível, posicionar os pontos extras próximo a categorias correlatas, como cafés ou sucos
• Não trabalhar sazonalidade: é consumido durante o ano todo. Seu espaço em gôndola deve ser preservado, bem como sua sinalização

• NO E-COMMERCE
• Contar com parceiros logísticos especializados em entrega de itens congelados, pois o pão de queijo costuma ser sensível ao descongelamento
• Anunciar itens no aplicativo, site e parceiro e-commerce
• Oferecer descontos especiais para compra pelo app ou oferecer cupons de desconto
• Utilizar os dados disponíveis para envio de e-mail marketing e outras ferramentas digitais
• Realizar o cross merchandising com categorias correlatas. Se possível associar com promoção ou desconto
• Aliar as comunicações digitais com a indústria para maximizar o alcance e a conversão

• Até 4 checkouts: tradicional, coquetel, waffle. Marca líder + 1 marca low price
• Premium/gourmet: tradicional, coquetel, waffle, inovações. Marca líder + 2 marcas
• Lojas de vizinhança para classes C/D/E: tradicional e inovações. Marca líder + low price (regional ou nacional)
• Lojas de proximidade: tradicional e inovações. Marca líder + marca própria + 1 marca low price
• Hipermercados: tradicional, coquetel, lanche, waffle, inovações. Marca líder + marca própria + segunda marca nacional + marca regional
• Atacarejos: tradicional, coquetel e inovações. Marca líder + marca intermediária + duas opções de marca low price

• Posicionar a categoria em freezers centrais de maior fluxo para lembrar o shopper do consumo, já que cerca de 70% da compra não é planejada
• NO FREEZER HORIZONTAL:
• Abrir o fluxo com marca líder e apresentar as versões de maior valor agregado, como inovações, formatos diferentes, assados, multigrãos e edições especiais
• Seguir com os produtos de maior giro, agrupando pacotes maiores e menores
• Introduzir a segunda marca e assim sucessivamente até o produto de menor valor agregado
• NO FREEZER VERTICAL:
• Abrir com a marca líder, que deve ficar na altura dos olhos (mais ou menos 1,65 m do chão)
• A prateleira superior deve ser preenchida com produtos de maior valor agregado (inovações, multigrãos, etc.)
• Em seguida, reservar 2 a 3 prateleiras para os produtos de maior giro, agrupando pacotes maiores e menores
• Introduzir a segunda marca e assim sucessivamente até o produto de menor valor agregado


Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Forno de Minas
  • 2 Pif Paf
  • 1 Forno de Minas *
  • 2 Perdigão
  • 3 Pif Paf
  • 4 Aurora
  • 5 Massa Leve
  • 38,09 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
  • Gosto Mineiro 1,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
  • Forno de Minas LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.932 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

495

NÚMERO DE RESPONDENTES

Forno de Minas
3 º Posição em 2021
Pif Paf Alimentos
4 º Posição em 2021
Seara e BRF
Aurora Alimentos

OUTROS FORNECEDORES

AB Brasil (AB Brasil Ind. e Com. de Alimentos Ltda.)

(11) 3038-1800

www.abbrasil.com.br

marketing@abbrasil.com.br

Amazing Foods (Amazing Foods Indústria de Alimentos Ltda)

(31) 3891-2551

www.sodeminas.com.br

marketing@sodeminas.com.br

Amme Alimentos (Amme Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda)

(48) 3443-2777

www.ammealimentos.com.br

administrativo@ammealimentos.com.br

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