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Categoria

Fonte: BRF (11) 2322-5000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2019
  • ND Evolução % do volume de vendas (2018/2019)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2018/2019
  • 4,31 Variação % IPCA

ATENÇÃO Cross merchandising: Congelados com refrigerantes, micro-ondas, pães, molhos, entre outros

4 vezes/ano é a frequência de compra do shopper

DICAS PARA AUMENTAR MARGEM

• Combinar itens de curva A com os de curva C e D, que são mais rentáveis
• Nesses casos, é possível utilizar promopacks para gerar experimentação e, posteriormente, ser considerados constantemente pelo shopper na hora da compra
• Além disso, a boa execução de preço e sortimento dos itens de maior valor/kg expandem a opção de compra do shopper

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Aplicada em lojas-piloto. Crescimento médio de vendas em valor 8,4%


• A compra na categoria é sobretudo de conveniência, em função da sua praticidade como refeição “pronta”. Isso faz com que o shopper realize suas compras rapidamente e sem planejamento. Logo, presença das marcas mais importantes é essencial com um portfólio correto e que atenda a necessidade do shopper naquele momento. Além disso, a gôndola é composta por muitas opções de marca, e a exposição de preço é chave para captarmos a oportunidade de compra

• No momento da compra o consumidor define os produtos que irá comprar conforme sua ocasião de consumo


AÇÕES QUE DERAM CERTO - Utilizando CRM do varejista, que impacta diretamente os potenciais shoppers da categoria, e também por meio dos canais das marcas, como site, Facebook e Instagram. Essas ações fortalecem a categoria e estreitam o relacionamento com varejo e consumidores

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