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Categoria

Fonte: Dr. Schär Brasil (41) 3026-2421 Kodilar Alimentos (17) 3201-4400

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2020
  • ND Evolução % do volume de vendas (2019/2020)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2019/2020
  • 5,45 Variação % IPCA

25% é o crescimento das vendas em valor - 2020 Fonte: Kodilar

44% é a evolução nas vendas de pães e bolos sem glúten de ago/19 a jul/20, comparando com os 12 meses anteriores Fonte: Dr. Schär Brasil Fonte: Kodilar


• É importante manter uma base de dados sempre muito bem atualizada, com fotos nítidas e informações detalhadas a respeito de cada produto
• Faça planejamento para as datas comemorativas do varejo, pensando em ações com o público, desde as mais conhecidas, como a Black Friday, até outras menos exploradas

• Até 4 checkouts: não podem faltar as principais embalagens de acordo com o perfil da região
• Premium/gourmet: mix de 20 a 30 itens, com 4-5 opções de pães
• De vizinhança para classes C/D/E: mix de 8 a 10 itens, com 2 opções de pães, focando itens de tíquete menor
• Hipermercados: mix de 12 a 15 itens, com 3 opções de pães
• Lojas de proximidade: mix de 10 a 15 itens, com 3 opções de pães
• Atacarejos: mix de 12 a 15 itens, com 3 opções de pães

Fonte: Dr. Schär Brasil


• Uma loja que passa a agrupar e sinalizar os itens sem glúten eleva as vendas da categoria em mais de 50%. Em alguns casos, os resultados chegam a dobrar. Tudo porque a busca do consumidor fica muito mais fácil, sem a obrigação de ler rótulos pela loja
• Horizontalmente, reserve a prateleira mais alta da gôndola para produtos com embalagens maiores e itens culinários. De acordo com o fluxo, a sequência fica assim: farinhas, seguidas de cereais e, depois, de massas
• Nas duas prateleiras imediatamente abaixo devem ser expostos os itens de maior giro da categoria. Reserve a primeira delas só para pães e bolos e a outra prateleira para biscoitos salgados e torradas
• Nas duas prateleiras mais baixas do expositor ficam itens de compra por impulso/indulgência: biscoitos doces e chocolates
• Em cada divisão, seguindo o fluxo, organize dos produtos de maior para os de menor preço


Fonte exposição: Dr. Schär Brasil
Fonte árvore de decisão: Dr. Schär Brasil

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