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Categoria

Fonte: Mondelez (11) 2108-4549

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2020
  • ND Evolução % do volume de vendas (2019/2020)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2019/2020
  • 5,45 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Crescimento médio das vendas é de 14% Fonte: Neogrid (Sell Out | Chocolates BOS)

72% dos shoppers que entram no corredor de chocolates compram itens da categoria nos super e hipermercados Fonte: Estudo 5S chocolates, realizado em 2019 pela MC15

EVOLUÇÃO DAS VENDAS - Em valor

• Atacarejo: 32,5%
• Supermercado: 10%
• Hipermercado: 2,7% Fonte: Nielsen Retail Index | Vendas Valor | YTD20 até Nov

SOLUÇÕES DE CONSUMO PARA A CATEGORIA

• Explore o calendário de datas sazonais e busque apropriar-se de novas sazonalidades que são importantes para a categoria, como o inverno
• Apostar cada vez mais em inovações dentro de chocolates também é fundamental, visto que o shopper busca produtos e exposições diferenciadas na categoria

• Seguindo a árvore de decisão do shopper, a exposição de chocolates deve dividir a gôndola de acordo com as ocasiões de consumo: para compartilhar, que engloba os itens de consumo compartilhado; para mim, ou seja, itens de consumo individual; e para presentear, que reflete o mundo de presenteáveis
• Para garantir uma melhor experiência ao shopper, é recomendado que, dentro de cada um dos grupos, a divisão dos subsegmentos também seja respeitada
• Com isso, em “para compartilhar”, é indicado separar os segmentos de chocowafer das demais tábuas
• Já nos chocolates individuais (“para mim”), é importante separar tabletes convencionais, dark, premium e universo de impulso
• Já em “para presentear”, recomenda-se que as caixas de variedade sejam expostas separadas dos demais itens presenteáveis
• Não se esqueça de iniciar e fechar o fluxo da gôndola com itens geradores de tráfego, como chocowafer e caixa de variedades, pois isso atrai mais shoppers ao corredor de chocolates
• Outra dica importante é aumentar a visibilidade da categoria, colocando-a em mais áreas de contato com o shopper além do ponto natural, como displays, pontos extras e cross merchandising



Fonte árvore de decisão: Estudo 5S chocolates, realizado em 2019 pela MC15 * Quando a compra é para presentear, a Marca aparece antes de Tamanho/Embalagem entre os critérios de escolha do shopper

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