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Categoria

Fonte: 3Corações

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

ATENÇÃO: Os segmentos T&M e grãos vivem momento de inovação, com as versões especiais e gourmet. Oferecer sortimento de variadas regiões de origem, com a respectiva comunicação ao shopper, estimula o consum

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVOREDE DECISÃO: 10% aumento médio em valor, quando o layout é aplicado nas lojas seguindo as premissas da árvore de decisão

EVOLUÇÃO DAS VENDAS EM VOLUME:

• Hiper -3%
• Super 6%
• Vizinhança 2%
• C&C 5%
• EVOLUÇÃO DAS VENDAS EM VALOR:
• Hiper 15%
• Super 25%
• Vizinhança 6%
• C&C 29% Fonte: 3Corações/ Nielsen jan-out ’21 vs ’20

• Até 4 checkouts: não podem faltar as principais embalagens de acordo com o perfil da região
• Premium/gourmet: vácuo/std pack/almofada - extraforte/tradicional - 500 g/250 g – especial certificado, gourmet, descafeinado, orgânico e grão diferenciado – 250 g e 1 kg
• Lojas devizinhança e classes C/D/E: vácuo/std pack/almofada – extraforte/tradicional/superior e gourmet - 1 Kg/500 g/250 g/100 g – descafeinado
• Hipermercados: vácuo/std pack/almofada – extraforte/tradicional/superior e gourmet - 1 Kg/500 g/250 g/100 g – descafeinado/orgânico/grãos diferenciados e especiais certificados
• Lojas de proximidade: não podem faltar as principais embalagens conforme perfil da região, além de descafeinado/orgânico/grãos diferenciados e especiais certificados
• Atacarejos: vácuo/std pack/almofada – extraforte/tradicional/superior e gourmet - 1 Kg/500 g/250 g/100 g - descafeínado/orgânico/grãos diferenciados e especiais

• NO E-COMMERCE:
• A estrutura mercadológica precisa ser montada de acordo com a lógica do shopper dentro do e-commerce, pois isso facilita sua busca no site/app
• A imagem correta do produto também é importante
• O shopper precisa receber em casa exatamente os produtos que colocou no carrinho de compras. Para tanto, o acompanhamento dos níveis de estoques têm de ser monitorados de perto
• Combinar as informações de CRM com o e-commerce, entendendo o que faz parte da cesta do shopper ao comprar torrado e moído. Assim, pode-se sugerir a compra do café quando o shopper colocar algum item no carrinho

• Depois de identificar o fluxo do corredor, iniciar com cápsulas, cappuccinos, café com leite e solúvel
• Como o café T&M é gerador de tráfego, fica no final do corredor, para estimular o shopper a navegar por segmentos com menor planejamento de compra e menor penetração


Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 3 Corações
  • 2 Melitta
  • 3 Pilão
  • 1 3 Corações
  • 2 Pilão
  • 3 Melitta
  • 4 Caboclo
  • 59,9 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
  • Utam 1,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
  • Nenhuma LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.932 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

504

NÚMERO DE RESPONDENTES

3 Corações
JDE
Melitta
Maratá
Estreia
Café Utam

OUTROS FORNECEDORES

Água Branca (Comércio de Cereais Água Branca Ltda)

ALES (Associação Londrinense de Empresários Supermercadistas)

(43) 3321-2608

redeales@gmail.com

Alimentos Atalaia (Alimentos Atalaia Ltda)

(44) 3254-1195

www.alimentosatalaia.com.br

comercial@alimentosatalaia.com.br

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