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Categoria

Fonte: 3Corações (11)3806-0020 JDE Cafés (11)3957-7300

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2019
  • ND Evolução % do volume de vendas (2018/2019)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2018/2019
  • 4,31 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

20% a 25% é a margem média de lucro

VISIBILIDADE E CONVERSÃO DE VENDAS: 25% dos shoppers que entram nos PDVs passam pelo corredor de cafés: 21% deles compram torrado e moído, 12% compram solúvel; 8%, cápsulas e 4%, cappuccino Fonte: JDE Cafés

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Crescimento médio de vendas em 6% valor

EVOLUÇÃO DE VENDAS

POR VOLUME
• Hiper: -6%
• Super: 3%
• Vizinhança: -4%
• Atacarejo: 7%

POR VALOR
• Hiper: -12%
• Super: -4%
• Vizinhança: -10%
• Atacarejo: -1%
Fonte: 3 Corações/ Nielsen, café pó + solúvel, jan-nov19 vs. jan-nov18


• Identificado o fluxo do corredor, dispor a categoria na seguinte sequência: cápsulas, cappuccinos, café com leite, solúvel e café torrado e moído
• Com essa exposição, o shopper navega por segmentos com menor planejamento de compra e menor penetração
• O café torrado e moído tradicional deve ficar no fim da gôndola. Antes, dispor os itens de maior valor agregado, como cafés especiais e gourmet, que estimulam a curiosidade do shopper
• Cross merchandising no corredor de leites, de açúcar, biscoitos e na padaria


Fonte exposição: 3 Corações
Fonte gráfico participação POR VOLUME: 3 Corações*jan-nov19
Fonte gráfico participação POR VALOR: 3 Corações*jan-nov19
Fonte árvore de decisão: 3 Corações

Por versão:
•Até 4 checkouts: as principais embalagens de acordo com o perfil da região;
•Premium/gourmet: vácuo, pacote, almofada / extraforte e radicional - 500 g/250 g / especiais certificados, descafeinados, orgânicos e grãos diferenciados – 250 g e 1 kg;
•Classes C/D/E: vácuo, pacote, almofada / extraforte / tradicional, superior e gourmet – 1 kg/500 g/ 250 g/100 g /descafeinado;
•Hipermercados: vácuo, pacote, almofada / extraforte, tradicional, superior e gourmet – 1 kg/500 g/250 g/100 g / descafeinado, orgânico, grãos diferenciados e especiais certificados;
•Lojas de proximidade: as principais embalagens de acordo com o perfil da região / descafeinado, orgânico, grãos diferenciados e especiais certificados;
•Atacarejos: vácuo, pacote, almofada / extraforte/ tradicional / superior e gourmet – 1 kg/500 g/250 g/ 100 g / descafeinado, orgânico, grãos diferenciados e especiais certificado


Por marca:
•Até 4 checkouts: torrado e moído tradicional: marca líder, 2 marcas intermediárias, 2 marcas low price / gourmet: 2 marcas / grãos: 2 marcas / solúvel: marca líder, 1 marca premium, 4 marcas intermediárias /cappuccino: marca líder, 2 marcas intermediárias /sistemas fechados: 2 marcas líderes / cápsulas compatíveis: marca líder, 1 marca premium; 2 marcas intermediárias; 1 marca preço baixo;
•Premium/gourmet: torrado e moído tradicional: marca líder, 2 marcas intermediárias,1 marca preço baixo / gourmet: 5 marcas ou mais / grãos: 4 marcas / solúvel: marca líder, 3 marcas premium, 2 marcas intermediárias / cappuccino: marca líder, 2 marcas intermediárias / sistemas fechados: 2 marcas líderes / cápsulas compatíveis: marca líder, 1 marca premium; 2 marcas intermediárias;
•Classes C/D/E: torrado e moído tradicional: marca líder, 3 marcas intermediárias, 3 marcas preço baixo / gourmet: 2 marcas / grãos: 2 marcas / solúvel: marca líder, 1 marca premium, 4 marcas intermediárias /cappuccino: marca líder, 2 marcas intermediárias / sistemas fechados: 2 marcas líderes / cápsulas compatíveis: marca líder, 1 marca premium; 1 marca intermediária; 1 marca baixo preço;
•Hipermercados: torrado e moído tradicional: marca líder, 2 marcas intermediárias, 6 marcas preço baixo / gourmet: 3 marcas / grãos: 2 marcas / solúvel: marca líder, 1 marca premium, 4 marcas intermediárias / cappuccino: marca líder, 3 marcas intermediárias / sistemas fechados: 2 marcas líderes / cápsulas compatíveis: marca líder, 1 marca premium; 2 marcas intermediárias; 1 marca preço baixo;
• Lojas de proximidade: torrado e moído tradicional: marca líder, 1 marca intermediária e 1 marca preço baixo / gourmet: 2 marcas / grãos: 1 marca / solúvel: marca líder, 1 marca premium, 1 marca intermediária /cappuccino: marca líder, 1 marca intermediária / sistemas fechados: marca líder e vice-líder / cápsulas compatíveis: marca líder
•Atacarejos: torrado e moído tradicional: marca líder, 2 marcas intermediárias, 6 marcas preço baixo / gourmet: 2 marcas / grãos: 4 marcas / solúvel: marca líder, 1 marca premium, 4 marcas intermediárias / cappuccino: marca líder, 3 marcas intermediárias / sistemas fechados: marca líder e vice-líder / cápsulas compatíveis: marca líder, 1 marca premium; 2 marcas intermediárias; 1 marca preço baixo

3 CORAÇÕES: A marca trabalha conteúdos por meio de redes sociais, para interagir com o consumidor. Mantém e-commerce para cápsulas e um portal de conteúdo com curiosidades, receitas e informações. O portal é o Mexido de Ideias (http://www.mexidodeideias.com.br/), no qual o consumidor e varejista encontram informações sobre as diversas subcategorias de cafés. Segundo a fabricante, a versão torrada e moída pode ser ativada por meio dos aplicativos de CRM do varejo ou por redes sociais que tragam conteúdo relevante sobre a categoria. A companhia garante que há grande oportunidade para conteúdos sobre cafés especiais, que possuem alto potencial de crescimento e são pouco conhecidos pelos shoppers.



JDE CAFÉS: A JDE mantém o programa DTC, Direct to consumer, para uso na plataforma do varejo e, assim, atingir diretamente o consumidor. A ideia é adequar a comunicação e o calendário promocional a fim de potencializar os resultados. Outras parcerias vêm sendo feitas com os e-retailers para alinhar os dados, imagens e descrições dos produtos de acordo com boas práticas do e-commerce. O propósito é melhorar a exposição e visibilidade dos produtos, além do entendimento do shopper na ativação da gôndola virtual. No site do Pão de Açúcar, a experiência garantiu aumento de 40% no sell out de cápsulas compatíveis.

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 3 Corações
  • 2 Pilão
  • 3 Melitta
  • 4 Caboclo
  • 5 Santa Clara
  • 1 Pilão
  • 2 3 Corações
  • 3 Melitta
  • 4 Santa Clara
  • 5 Caboclo
  • 48,16 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2019
  • 3 Corações 6,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2019 - pp(1)
  • Nenhuma LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.445 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

486

NÚMERO DE RESPONDENTES

2 º Posição em 2019
3 Corações
1 º Posição em 2019
JDE
Melitta
Maratá e Café Brasileiro

OUTROS FORNECEDORES

Água Branca (Comércio de Cereais Água Branca Ltda)

ALES (Associação Londrinense de Empresários Supermercadistas)

(43) 3321-2608

redeales@gmail.com

Alimentos Atalaia (Alimentos Atalaia Ltda)

(44) 3254-1195

www.alimentosatalaia.com.br

comercial@alimentosatalaia.com.br

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