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Categoria
Fonte: 3Corações (11)3806-0020 JDE Cafés (11)3957-7300
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2019
- ND Evolução % do volume de vendas (2018/2019)
- ND Variação % média de preço da categoria 2018/2019
- 4,31 Variação % IPCA
PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS
20% a 25% é a margem média de lucro
VISIBILIDADE E CONVERSÃO DE VENDAS: 25% dos shoppers que entram nos PDVs passam pelo corredor de cafés: 21% deles compram torrado e moído, 12% compram solúvel; 8%, cápsulas e 4%, cappuccino Fonte: JDE Cafés
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Crescimento médio de vendas em 6% valor
EVOLUÇÃO DE VENDAS
POR VOLUME
• Hiper: -6%
• Super: 3%
• Vizinhança: -4%
• Atacarejo: 7%
POR VALOR
• Hiper: -12%
• Super: -4%
• Vizinhança: -10%
• Atacarejo: -1%
Fonte: 3 Corações/ Nielsen, café pó + solúvel, jan-nov19 vs. jan-nov18
• Identificado o fluxo do corredor, dispor a categoria na seguinte sequência: cápsulas, cappuccinos, café com leite, solúvel e café torrado e moído
• Com essa exposição, o shopper navega por segmentos com menor planejamento de compra e menor penetração
• O café torrado e moído tradicional deve ficar no fim da gôndola. Antes, dispor os itens de maior valor agregado, como cafés especiais e gourmet, que estimulam a curiosidade do shopper
• Cross merchandising no corredor de leites, de açúcar, biscoitos e na padaria
Fonte exposição: 3 Corações
Fonte gráfico participação POR VOLUME: 3 Corações*jan-nov19
Fonte gráfico participação POR VALOR: 3 Corações*jan-nov19
Fonte árvore de decisão: 3 Corações
•Até 4 checkouts: as principais embalagens de acordo com o perfil da região;
•Premium/gourmet: vácuo, pacote, almofada / extraforte e radicional - 500 g/250 g / especiais certificados, descafeinados, orgânicos e grãos diferenciados – 250 g e 1 kg;
•Classes C/D/E: vácuo, pacote, almofada / extraforte / tradicional, superior e gourmet – 1 kg/500 g/ 250 g/100 g /descafeinado;
•Hipermercados: vácuo, pacote, almofada / extraforte, tradicional, superior e gourmet – 1 kg/500 g/250 g/100 g / descafeinado, orgânico, grãos diferenciados e especiais certificados;
•Lojas de proximidade: as principais embalagens de acordo com o perfil da região / descafeinado, orgânico, grãos diferenciados e especiais certificados;
•Atacarejos: vácuo, pacote, almofada / extraforte/ tradicional / superior e gourmet – 1 kg/500 g/250 g/ 100 g / descafeinado, orgânico, grãos diferenciados e especiais certificado
Por marca:
•Até 4 checkouts: torrado e moído tradicional: marca líder, 2 marcas intermediárias, 2 marcas low price / gourmet: 2 marcas / grãos: 2 marcas / solúvel: marca líder, 1 marca premium, 4 marcas intermediárias /cappuccino: marca líder, 2 marcas intermediárias /sistemas fechados: 2 marcas líderes / cápsulas compatíveis: marca líder, 1 marca premium; 2 marcas intermediárias; 1 marca preço baixo;
•Premium/gourmet: torrado e moído tradicional: marca líder, 2 marcas intermediárias,1 marca preço baixo / gourmet: 5 marcas ou mais / grãos: 4 marcas / solúvel: marca líder, 3 marcas premium, 2 marcas intermediárias / cappuccino: marca líder, 2 marcas intermediárias / sistemas fechados: 2 marcas líderes / cápsulas compatíveis: marca líder, 1 marca premium; 2 marcas intermediárias;
•Classes C/D/E: torrado e moído tradicional: marca líder, 3 marcas intermediárias, 3 marcas preço baixo / gourmet: 2 marcas / grãos: 2 marcas / solúvel: marca líder, 1 marca premium, 4 marcas intermediárias /cappuccino: marca líder, 2 marcas intermediárias / sistemas fechados: 2 marcas líderes / cápsulas compatíveis: marca líder, 1 marca premium; 1 marca intermediária; 1 marca baixo preço;
•Hipermercados: torrado e moído tradicional: marca líder, 2 marcas intermediárias, 6 marcas preço baixo / gourmet: 3 marcas / grãos: 2 marcas / solúvel: marca líder, 1 marca premium, 4 marcas intermediárias / cappuccino: marca líder, 3 marcas intermediárias / sistemas fechados: 2 marcas líderes / cápsulas compatíveis: marca líder, 1 marca premium; 2 marcas intermediárias; 1 marca preço baixo;
• Lojas de proximidade: torrado e moído tradicional: marca líder, 1 marca intermediária e 1 marca preço baixo / gourmet: 2 marcas / grãos: 1 marca / solúvel: marca líder, 1 marca premium, 1 marca intermediária /cappuccino: marca líder, 1 marca intermediária / sistemas fechados: marca líder e vice-líder / cápsulas compatíveis: marca líder
•Atacarejos: torrado e moído tradicional: marca líder, 2 marcas intermediárias, 6 marcas preço baixo / gourmet: 2 marcas / grãos: 4 marcas / solúvel: marca líder, 1 marca premium, 4 marcas intermediárias / cappuccino: marca líder, 3 marcas intermediárias / sistemas fechados: marca líder e vice-líder / cápsulas compatíveis: marca líder, 1 marca premium; 2 marcas intermediárias; 1 marca preço baixo
JDE CAFÉS: A JDE mantém o programa DTC, Direct to consumer, para uso na plataforma do varejo e, assim, atingir diretamente o consumidor. A ideia é adequar a comunicação e o calendário promocional a fim de potencializar os resultados. Outras parcerias vêm sendo feitas com os e-retailers para alinhar os dados, imagens e descrições dos produtos de acordo com boas práticas do e-commerce. O propósito é melhorar a exposição e visibilidade dos produtos, além do entendimento do shopper na ativação da gôndola virtual. No site do Pão de Açúcar, a experiência garantiu aumento de 40% no sell out de cápsulas compatíveis.
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista

- 1 3 Corações
- 2 Pilão
- 3 Melitta
- 4 Caboclo
- 5 Santa Clara
- 1 Pilão
- 2 3 Corações
- 3 Melitta
- 4 Santa Clara
- 5 Caboclo
- 48,16 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2019
- 3 Corações 6,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2019 - pp(1)
- Nenhuma LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
Top Fornecedores
NÚMERO DE RESPONDENTES
OUTROS FORNECEDORES
Água Branca (Comércio de Cereais Água Branca Ltda)
Alimentos Atalaia (Alimentos Atalaia Ltda)
(44) 3254-1195