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Categoria

Fonte: Gallo 0800-0420030

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2018
  • ND Evolução % do volume de vendas (2017/2018)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2017/2018
  • ND Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• Expor na área de molhos e temperos
• Separar bem a categoria dos óleos, em especial dos mistos e compostos, para não confundir o shopper, pois ele tem pouco conhecimento sobre azeites. A separação evita que ele opte pelo produto de menor valor
• Blocar por marca, lembrando que o shopper tem forte referência das marcas líderes
• Criar uma ambientação educativa, para o shopper entender melhor os azeites, as diferenças entre um produto e outro no que diz respeito ao seu sabor e indicação de uso
• No uso culinário, recomendar o “Tipo Único”, pois substitui a manteiga e o óleo e conserva as propriedades e qualidade quando aquecido. Isso deve ficar claro para o shopper
• Nas finalizações e entradas, sugerir os azeites reserva, de sabores mais acentuados



Fonte árvore de decisão: Estudo Shopper Quantitativo Gallo/MC15 / 2017


• 01 a 04 checkouts Embalagens menores (200 ml e 250 ml)
• 05 a 09 checkouts Vidro 250 ml e lata 500 ml e 250 ml – Extravirgem, Especiais e Tipo Único
• 10 a 19 checkouts Vidro 250 ml /500 ml e lata 500 ml – Extravirgem, Especiais e Tipo Único
• Acima de 20 checkouts Sortimento completo em todos os formatos – Extravirgem, Especiais e Tipo Único


Classes A/B Especiais, Extravirgem Standard (dia a dia) e Tipo Único (uso culinário – substituição do óleo)


Classes C/D/E Extravirgem Standard e Tipo Único (ganho de penetração ao conquistar shoppers de óleo composto)

A categoria tem bom potencial de crescimento, tanto por ganho de novos lares como por frequência e tíquete médio. É associada à saúde, o que favorece o seu avanço

13,3% é a variação das vendas da categoria em valor

47,2 milhões de litros movimentados em 2018 x 45,3 mi de litros em 2017

1,7 bilhão de reais* em vendas em 2018 x 1,5 bilhão de reais em 2017 Fonte: Nielsen (setembro de 2017 a outubro de 2018)* valores aproximados

2,5% do extravirgem é o crescimento em volume de vendas em 2018

2,1% do extravirgem é o crescimento em valor em 2018 Fonte: Nielsen (setembro de 2017 a outubro de 2018)

30% é a margem média de lucro

15% é a ruptura média da categoria

1 unidade é a quantidade média adquirida pelo shopper

FREQUÊNCIA DE COMPRA AO ANO

• 7,3 vezes consumidor que faz uso intenso
• 3,5 vezes consumidor que faz uso médio
• 1,4 vez consumidor que usa pouco Fonte: Kantar 2016

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Gallo *
  • 2 Andorinha
  • 3 Borges
  • 4 Cocinero
  • 1 Gallo *
  • 2 Andorinha
  • 3 Borges
  • 70 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2018
  • Gallo 1,2 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2018 - pp(1)
  • Gallo LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.118 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

410

NÚMERO DE RESPONDENTES

Gallo Brasil
Andorinha
Borges
Camil
La Violetera

OUTROS FORNECEDORES

3A WW Brasil (3A Worldwide Ltda)

(21) 2621-0304

www.quintadaserraverde.com.br

comercial@quintadaserraverde.com.br

ADM (ADM do Brasil Ltda)

(11) 5185-3500

www.adm.com

Ajinomoto do Brasil (Ajinomoto do Brasil Ind. e Com. de Alims. Ltda)

(11) 5080-6564

www.ajinomoto.com.br

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