Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Procter & Gamble (11) 4572-2727 Unilever (11) 3639-8000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2019
  • ND Evolução % do volume de vendas (2018/2019)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2018/2019
  • 4,31 Variação % IPCA

20% é a margem média de lucro Fonte: P&G

1,37 bilhão de reais é o faturamento no ano passado

11,4% é o aumento em valor no ano passado Fonte: P&G /Nielsen 2019 vs 2018 acumulados

DICAS DA CATEGORIA

• Garantir maior visibilidade ao lava-roupa líquido, uma vez que agrega valor à categoria
• Apostar no “Hero SKU”: promoção de um SKU específico por gôndola, com foco no de maior valor Fonte: P&G


Fonte gráfico: P&G /Nielsen 2019 vs 2018 acumulados
Fonte árvore de decisão: P&G


• Até 4 checkouts e Lojas de proximidade: marcas principais com opções de 1º preço e 2º preço, nas versões de 1 litro e 3 litros
• Premium/gourmet e classes C/D/E: marcas principais com opções de 1º preço e 2º preço, nas versões / 1litro, 3 litros e 5 litros. Introduzir no mix produtos para cuidados específicos
• Hipermercados: boa variedade de marcas, em todos os tamanhos, e produtos para cuidados específicos
• Atacarejos: marcas principais com opções de 1º preço e 2º preço, mas em tamanhos maiores, 3 litros e 5 litros

Fonte: Unilever


• UNILEVER Estudos da Unilever têm demonstrado que o shopper, na maioria das vezes, busca informações do produto no site do varejo mais do que nos sites das marcas. Para favorecer as vendas, a empresa criou o programa PSO - Perfect Store Online (loja perfeita online) a fim de melhorar a execução e navegabilidade dos produtos e o próprio site do varejista. O programa prevê utilizar facilitadores de tecnologia, garantir sempre a navegação multiplataforma (laptops, celulares, tablets) e melhorar os conteúdos dos produtos

• Expor a categoria separada da versão em pó, alinhando o espaço com as vendas da loja (participação ponderada de valor x volume)
• Criar blocos verticais de marcas, organizando os itens por performance, versão e por tamanho – do menor para o maior


Fonte exposição: P&G

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Omo *
  • 2 Ariel
  • 3 Tixan Ypê
  • 4 Brilhante
  • 1 Omo *
  • 2 Ariel
  • 3 Brilhante
  • 4 Ypê
  • 5 Tixan Ypê
  • 77,67 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2019
  • Omo 3,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2019 - pp(1)
  • Omo LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.445 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

481

NÚMERO DE RESPONDENTES

Unilever Brasil
Procter & Gamble
Ypê
Colgate-Palmolive e Girando Sol

OUTROS FORNECEDORES

Alpes (Produtos Químicos Orion S/A)

(43) 3420-8000

www.alpes.ind.br

sac@alpes.ind.br

Anhembi (Indústrias Anhembi Ltda)

(11) 2167-3200

www.anhembi.ind.br

trademarketing@anhembi.ind.br

Aquafast (Aquafast Produtos de Limpeza e Higiene Ltda)

(54) 3443-4223

www.aquafast.com.br

aquafast@aquafast.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade