Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Reckitt Hygiene Comercial; Iplasa

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

DICA

• Com a pandemia, o consumidor elevou as expectativas sobre o desempenho dos produtos e aumentou a busca por SKUS com ingredientes de apelo sensorial, claims de cuidado e proteção, entre outros. Por isso, a Iplasa recomenda cautela na avaliação e inclusão de itens no sortimento, para não causar decepção ao cliente

• Até 4 checkouts: priorizar itens de menor desembolso nos segmentos de aerossol e líquido
• Premium/gourmet e Hipermercados: oferecer itens de todos os segmentos, em diferentes tamanhos. E trabalhar com apenas duas marcas de referência para evitar ruptura
• Lojas de vizinhança para classes C/D/E e Lojas de proximidade: garantir SKUs dos diferentes segmentos, mas incentivando os de menor tamanho, com menor desembolso, especialmente os refis
• Atacarejos: optar pela gama completa de segmentos, priorizando embalagens de maior volume/tamanho e as marcas referência

• NO E-COMMERCE
• A Iplasa, dona da marca Candura, sugere a criação de kits de produtos com desconto, além de outros tipos de promoção. Exemplos: cupons de desconto para primeira compra, recompra e datas específicas; descontos de itens selecionados, como lançamentos e SKUs com baixo giro; brindes e promoções de frete

• Separar os desinfetantes em três grupos: especializados, regulares translúcidos e regulares leitosos
• Iniciar a exposição pelo grupo de especializados, reservando 40% do espaço total a ele, para estimular a compra pelo shopper
• Dentro dos especializados, blocar as marcas começando pelas de maior valor agregado
• Na parte superior expor os lenços
• Abaixo, colocar os sprays (aerossóis) de forma a combinar as fragrâncias na vertical com as dos lenços expostos acima
• Na prateleira abaixo, acomodar os formatos líquidos, iniciando com as versões de menor tamanho e deixando as embalagens maiores para as prateleiras inferiores
• Toda a sequência deve ser blocada por marca
• Iniciar a exposição sempre com os produtos de maior preço


Fonte exposição: Reckitt
Fonte gráfico participação : Reckitt/Nielsen YTD até Out 2021
Fonte árvore de decisão: Reckitt

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Pinho Sol
  • 2 Veja
  • 3 Ypê Bak
  • 4 Pinho Bril
  • 5 Sanol
  • 1 Pinho Sol *
  • 2 Veja
  • 3 Bak Ypê
  • 4 Pinho Bril
  • 5 Sanol
  • 50,27 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
  • Urca 2,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
  • Pinho Sol LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.932 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

509

NÚMERO DE RESPONDENTES

Colgate-Palmolive
Reckitt
Ypê
Bombril
Total Química

OUTROS FORNECEDORES

3M (3M do Brasil Ltda.)

(19) 3838-7000

www.3m.com.br

falecoma3m@mmm.com

Alpes (Produtos Químicos Orion S/A)

(43) 3420-8000

www.alpes.ind.br

sac@alpes.ind.br

Anhembi (Inds. Anhembi Ltda.)

(11) 2167-3200

www.anhembi.ind.br

trademarketing@anhembi.ind.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade