Veja como o Westside Market conseguiu encontrar seu espaço em meio a concorrência com grandes redes

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Alessandra Morita - alessandra.morita@samaisvarejo.com.br -

Personalização do mix e soluções de refeições prontas são alguns dos fatores que garantem o sucesso do varejista


Westside Market NYC Foto: Divulgação

Competir com gigantes como Whole Foods e Wegmans e encontrar seu espaço no mercado. Esse é o desafio que a rede Westside Market se impôs desde a sua fundação em 1977 pela família grega Zoitas, ainda à frente do negócio.

O caminho encontrado pela empresa começa com a decisão de atuar numa área específica (Manhattan), o que permite conhecer o consumidor a fundo. A rede também prioriza soluções de refeições prontas frescas e de qualidade para todas as ocasiões do dia. 

Isso passa ainda por ter gerentes e funcionários atenciosos, uma seleção personalizada de alimentos premium e seções que raramente são encontradas em outros supermercados. Complementando o foco em conveniência, a varejista oferece ainda a possibilidade de comprar online. Os clientes têm a opção de retirar nas lojas ou de receber no mesmo dia.

“Sabemos sem dúvida nenhuma o que nossos clientes querem e como atender suas necessidades com uma visão em saúde e custos conscientes”
declaram representantes da Família Zoitas no site da empresa

A rede tem como proposta de valor ser a melhor comida da vizinhança. Seu faturamento anual alcança US$ 7 milhões/loja ao mês. Atualmente, a rede possui 8 unidades e em média 40 colaboradores em cada uma delas.

O segredo da personalização

  • Cada loja tem um sortimento
  • Há um comprador e um cozinheiro específicos para cada uma das oito unidades
  • No mix, um dos destaques é a linha Maria’s Homemade, cujo conceito é o de comida feita em casa. A própria Maria Zoitas, esposa do fundador da rede, John, supervisiona a produção nas cozinhas das lojas

 

Loja visitada

A unidade localizada na 3ª Avenida, ocupando o nº 84, atende principalmente estudantes da Universidade de Columbia e recebe diariamente 3.000 pessoas de segunda a sexta-feira e 4.000 aos finais de semana. A loja tem no sortimento produtos orgânicos e itens mais sofisticados, como queijos artesanais, que contam com uma seção própria. Os espaços da loja são bem aproveitados, com displays e expositores nos cantos das paredes ou em colunas, ampliando as possibilidades de exposição adicional.

Os departamentos mais importantes, entretanto, são os de refeições prontas. Estão presentes na loja as seguintes áreas voltadas à alimentação do cliente:

  • Sopas
  • Saladas
  • Comidas quentes
  • Pratos com frango
  • Sushis
  • Sanduíches
  • Sucos naturais
  • Coffee bar
  • Sobremesas
  • Delicatessen

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Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro de 2024 da SA+ Ecossistema de Varejo. Leia a edição completa AQUI .

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