Varejo alimentar aumenta faturamento no último mês do ano

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Atacarejos superaram os supermercados. Cesta de bebidas, em especial cerveja, apresenta os melhores resultados


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Tanto os atacarejos como os supermercados registraram aumento nas vendas unitárias durante dezembro de 2023. Entretanto, os atacarejos cresceram 1,3 p.p. a mais do que os supermercados em faturamento. No quesito preço, o desempenho do atacarejo regional também se destacou, com um incremento de apenas 3,5%, contra os 5,2% registrados nos supermercados. 

De forma geral, o varejo alimentar apresentou um crescimento de 2% nas vendas unitárias e de 4,4% de faturamento em relação a 2022. Já o aumento dos preços foi de 2,3%, algo que impactou positivamente o setor. 

Esses dados compõem uma pesquisa desenvolvida pela Scanntech , divulgada na última terça (16), e também traz dados sobre as categorias e regiões que mais se destacaram. 

A cesta de bebidas , por exemplo, se sobressaiu dentre as demais durante o último mês do ano, com acréscimo de 12,7% no faturamento em relação ao mesmo período de 2022. Esse movimento foi impulsionado pelas  altas temperaturas e festas de fim de ano, e os itens que contribuíram mais para o resultado positivo foram a cerveja, refrigerante e suco.

Por outro lado, a mercearia básica apresentou uma queda de 4,3% no faturamento e de 2,8% nas unidades devido à retração de preços de 1,6%. Dentre os itens que mais contribuíram para essa retração no faturamento estão o óleo (-27,1%) café (-13,4%) e leite UHT (-10%). 

No quesito de localização, o Norte e o estado de São Paulo apresentaram os aumentos mais significativos em faturamento. Enquanto isso, o Nordeste, e conjunto Leste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) ficaram abaixo da média nacional, com um crescimento de 2,8% e 3,8%, respectivamente.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,   Instagram   e   Facebook

Fonte: Misto Brasil

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade