Saiba qual sortimento o shopper espera da sua loja

Avaliação:

(4 Avaliações)

Fernanda Vasconcelos -

Somada às tendências de comportamento está a retração econômica, mudanças que demandam ao varejista uma revisão mais frequente do mix

Não bastasse a pandemia, que mudou os hábitos de consumo dos brasileiros, a retração econômica e o menor poder de compra têm alterado também o modo como as pessoas se relacionam com o varejo alimentar

Em linhas gerais, o que se busca agora são produtos mais práticos, que ao mesmo tempo tragam conforto e, de preferência, mais baratos. Isso traz ao varejo a necessidade de rever o sortimento cada vez com mais frequência. 

Praticidade, saudabilidade e indulgências

“Os consumidores querem produtos que possam fazer em casa, que sejam práticos, baratos e saudáveis. Ao mesmo tempo, há um crescimento de categorias que chamamos de indulgentes”, diz Fátima Merlin, consultoria especialista em shopper e fundadora da Connect Shopper. 

Nessa categoria de indulgentes entram, por exemplo, chocolates, guloseimas e salgadinhos. “Pesquisas mostram que as pessoas estão precisando de afeto, de desculparem-se a si mesmos e aí entra o conforto alimentar”, conta. 

Preço importa muito neste momento

Do lado racional, a busca por alimentos que supram as necessidades da família e ao mesmo tempo não acabem com o orçamento. Nesse sentido, é crescente a demanda por carne de frango e de suínos, mais baratas que a bovina. 

O consumidor precisa ser assertivo diante de uma renda cada dia menor, por isso compra mais ovos e frango, que são mais baratos que a carne vermelha”, comenta Fátima. “Ele quer comprar, mas tem que optar por itens mais baratos pela falta de dinheiro”, completa.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                 LinkedIn                                                 ,                                                 Instagram                                                 e                                                  Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade