Pesquisa mostra que cliente substitui a compra do mês por busca de promoções em 2022

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Reportagem SA+ -

Mudança reflete alta da inflação no período

Foto: Stock Adobe

O relatório Consumer Insights da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, mostra que em 2022 o avanço da inflação levou a mudanças de rotinas do consumidor no país. No período, o consumidor substituiu a “compra do mês”, onde ele abastecia a dispensa de uma única vez, por algumas idas ao longo do período para aquisição de poucos produtos por vez e com diversificação dos pontos de venda em busca das melhores promoções. Mudanças na rotina de alimentação também foram registradas.

Nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021 o relatório revelou alta de 15% no valor despendido com bens de consumo massivo (alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal) dentro do lar e um decréscimo de 1,9% em unidades, com queda de 11% de itens comprados por ida aos pontos de venda.

O brasileiro teve que racionalizar seus gastos com mais idas ao ponto de venda durante o ano, que se vê no aumento da frequência de visita do consumidor aos canais (+10% em relação a 2021), um novo movimento que se mostrou em ascensão em 2022 e deve seguir em alta.

“Ganho de penetração dos canais é reflexo de menor lealdade do consumidor, resultando numa maior mixidade. Neste contexto, é essencial estar presente nos diferentes canais que o consumidor está visitando e compondo sua cesta de compras para não perder nenhuma oportunidade de venda.”, explica Gabriel Leibel, gerente de Shopper da divisão Worldpanel da Kantar.

A inflação levou as famílias a subir os gastos em aproximadamente 80% em comparação com o período pré-pandemia em cestas como Commodities e Perecíveis, provocando retração no consumo de cestas mais básicas. Itens como leite UHT, farinha de trigo, leite pasteurizado, iogurte, leite fermentado e petit suisse tiveram contribuição negativa para o cenário. Em contrapartida, salgadinhos, bolos prontos, cafés solúveis, chocolates, massas tradicionais, molhos e refrigerantes, empanados, linguiças, entre outros, de menor desembolso, contribuíram positivamente.

O levantamento mostra que 24% dos gastos do brasileiro com bens de consumo massivo são comprometidos com a cesta de perecíveis, e commodities representam 16%, ambos 2 pontos percentuais acima do que eram no ano móvel anterior.

Em relação aos hábitos de consumo, a volta à rotina de trabalho e às atividades sociais fora do lar levou a uma redução de 11,1% nas ocasiões de almoço em casa no período analisado, e as marmitas cresceram 12,3% no mesmo intervalo. Lanches substituíram refeições completas. No primeiro semestre de 2022, ocasiões de consumo com linguiça tiveram um aumento de +21%, seguido de hamburguer com incremento de +23% e salsicha com +27%, mostrando a tendência dessa troca. Isso mostra que para driblar a inflação, o consumidor vem fazendo escolhas para abastecer o lar e se alimentar de maneira que os gastos caibam em seu orçamento.    

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do País, representando 59 milhões de lares do Brasil.

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