Novos momentos de consumo e crescimento de categorias são alvo de lançamentos em margarinas e proteínas vegetais

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Alessandra Morita, head de conteúdo da SA+ Ecossistema de Varejo -

Com esse objetivo, dez produtos foram apresentados ao varejo alimentar no último mês por marcas do portfólio da JBS


Foto: Adobe Stock


Abranger novos momentos de consumo, ajudando a categoria a crescer, é o principal objetivo dos lançamentos mais recentes de Incrível! , marca de alimentos vegetais, e da Seara Margarinas, ambas do portfólio da JBS . No primeiro caso, foram seis produtos apresentados durante a Apas Show, que aconteceu em maio na capital paulista.

Produzidos 100% à base de vegetais, os lançamentos contemplam o filé de frango e o filé de peixe empanado, a lasanha e o penne à bolonhesa, as pizzas de frango e de pepperoni. Os produtos chegam num momento novo para Incrível!, que atualmente é líder de mercado com mais de 50% de market share. 
 

Duas versões de Pizza Congelada e Penne à Bolonhesa são algumas das novidades da marca Incrível
Foto: Divulgação

 

Diretora de marketing e trade, Camille Lau lembra que há um ano a marca se tornava independente e, nesse período, várias mudanças aconteceram. Por meio de pesquisas, o consumidor manifestou seu desejo de encontrar produtos mais saborosos em uma fórmula que à base de ingredientes naturais. 

“A partir disso, reduzimos os ingredientes, eliminando os artificiais, e melhoramos consideravelmente a tabela nutricional dos produtos”, conta a executiva. Alinhado ao seu plano de crescimento, a marca ampliou a sua presença em novos momentos de consumo e tem buscado formas de democratizar a compra da categoria.

“Muitas pessoas têm a percepção de que os produtos são caros”, explica Camille. Por essa razão, a marca também vem trabalhando com tamanhos de embalagens que oferecem menor desembolso ou geram maior economia. 

Com os investimentos que tem feito, Incrível! vêm puxando o crescimento do mercado de proteínas vegetais no País. No ano passado, a categoria avançou 50% em relação ao 2020, contra 100% de incremento da marca no período. Para o consumidor, a vantagem está na variedade do portfólio, que cobre diversas necessidades do dia a dia. Já para o varejista o principal benefício é atender um cliente que consome itens de maior valor agregado e tem um tíquete médio 43% superior à média. 

Inovações em margarinas

Com os lançamentos de Delícia Tablete Culinário com Creme de Leite e das três versões da linha Delícia Toque de Chefe, a Seara Margarinas pretende movimentar e agregar valor à categoria de margarinas. Presentes em 97% dos lares, esses produtos são majoritariamente associados pelos consumidores ao café da manhã. 

“Para quase 80% das pessoas é essa ocasião de consumo que vem à cabeça quando o assunto é margarina”, afirma Michele Srour, diretora de marketing da Seara Margarinas. Contudo, explica a executiva, pesquisas de hábitos e comportamento mais detalhados indicam que, embora a associação mais comum seja passar o produto no pão, na prática quase metade do uso da margarina é para o preparo de receitas

 


Praticidade para o consumidor na nova linha Delícia Toque de Chefe
Foto: Divulgação

 

Dentro dessa utilização, o produto surge como substituto do óleo, do azeite ou mesmo da manteiga na hora de refogar ou grelhar. Uma parcela importante dos consumidores também usa a margarina para fazer bolos e empadas. 

Ampliar as aplicações do produto é parte da estratégia para fazer a categoria crescer. “Queremos que o consumidor saia do café da manhã e comece a expandir o uso da margarina a outras ocasiões, como o almoço, o jantar e o lanche”, explica Michele. 

É nesse contexto que surgem os lançamentos da empresa, para quem a Delícia Toque de Chefe inaugura uma nova categoria, a de margarinas com pedaços. Afinal, esse é o diferencial das três versões da linha Toque de Chefe, que vêm com pedaços de alho e cebola, de ervas aromática e de pimenta calabresa.

“Essas novidades trazem o ingrediente já picado, pronto para consumo e, ao mesmo tempo, indicado para uso culinário. É uma praticidade que entregamos ao consumidor da categoria”, explica a diretora de marketing. Da mesma forma os tabletes podem ser utilizados para o preparado de pratos, garantindo, segundo a empresa, uma excelente performance.

A divulgação das novas margarinas contará com diversas frentes. Entre elas, estão de conteúdos educativos nas mídias digitais, degustação e material de ponto de venda. Nas lojas, a exposição também pode ser uma aliada para o varejista alcançar boas vendas. O mais indicado é ter as linhas recém-lançadas ao lado da Delícia tradicional, mas também em outros espaços, como perto das manteigas e de gorduras em geral. 

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