Muffato chega à cidade de São Paulo com um Max Atacadista que traz diferentes soluções de compras e mix maior

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Alessandra Morita - alessandra.morita@samaisvarejo.com.br -

A unidade oferece propostas que se complementam na experiência do cliente: de espaço para comerciantes a itens básicos e voltados à conveniência. Confira na entrevista com a varejista


O Grupo Muffato chegou oficialmente à cidade de São Paulo ontem (22/11), com a inauguração do Max Atacadista, sua bandeira de cash & carry, localizado no bairro do Butantã. A abertura aconteceu como todo varejista deseja: muitos clientes andando pelos corredores, avaliando preços e, o mais importante, enchendo os carrinhos. 

Mas esse consumidor ainda sabe pouco sobre quem é o Muffato e sua história, que começou na cidade de Cascavel no ano de 1974. As nuances dessa trajetória foram lembradas por um morador das redondezas do Butantã, natural de Londrina, no Paraná. “Fiquei muito feliz quando soube que aqui seria uma loja do Grupo Muffato”, comentou.

O local é uma das 16 unidades do Makro adquiridas pela varejista paranaense. Com a compra, surgiu a oportunidade de entrar na maior metrópole do Brasil e de crescer com maior velocidade, avançando para novos mercados. Até o negócio ser realizado, o Grupo Muffato atuava no Estado de São Paulo em cidades do interior, como Presidente Prudente, Ourinhos, Assis e São José do Rio Preto, além, é claro, do Paraná.

“O plano de continuar a expansão no interior de São Paulo existia e aconteceria ao longo dos anos com expansão orgânica ou aquisições de empresas de menor porte. Falando sobre São Paulo especificamente, sempre foi um sonho nosso, mas que seria materializado mais para a frente. Não era algo que estava no nosso planejamento estratégico, com uma data estabelecida”, explica Ederson Muffato, diretor da varejista. 



É nesse contexto que a compra de unidades do Makro se configura como porta de entrada para um mercado grande e maduro, porém com algumas barreiras. Uma delas é a prospecção de terrenos em áreas com potencial de consumo, dificultada por preços bastante altos devido à procura, que acontece entre empresas de diversos segmentos da economia. “Seria como achar uma agulha num palheiro. E isso não só em relação a São Paulo, mas aos municípios no seu entorno, que também já estão bastante adensados”, avalia o diretor do Muffato. 

Para se ter uma ideia, além da unidade do Butantã, a varejista somará em um curto espaço de tempo outras duas lojas na capital (na Lapa e em Interlagos) e mais três em municípios importantes da região metropolitana – Guarulhos, São Bernardo do Campo e Santo André. Essa capilaridade permite à companhia diluir custos de logística, administrativos e de mídia. 

Estrutura e crescimento

Para essa nova fase de crescimento, o Grupo Muffato vem se adaptando e se estruturando. Entre as iniciativas, está a abertura de um CD (Centro de Distribuição) na região metropolitana de São Paulo. Também foi montada uma “minissede” na capital, com pessoas das áreas comercial, de logística, marketing, RH, entre outras. “Transferimos mais de 200 líderes para São Paulo. São profissionais que têm tempo de casa, a cultura da empresa e a clareza dos processos, para serem replicados”, explica Ederson Muffato. 

Segundo ele, treinar pessoas em cidades novas é um desafio, mas a empresa se preparou para o processo de crescimento e está colhendo os frutos do seu planejamento. Tanto que as lojas de São José dos Campos e Taubaté, convertidas e inauguradas recentemente, estão dentro das expectativas. “Eu diria que até um pouco acima do que esperávamos”, acrescenta o diretor. 



Relacionamento com novos consumidores

Se no Paraná e nas cidades paulistas onde o Grupo atua já existe uma sólida relação com os clientes, a nova fase de expansão traz a missão de construir conexões com novos consumidores. “No último sábado abrimos mais um Max Atacadista em Presidente Prudente. Lá as pessoas já sabiam tudo sobre a loja, desde onde ficavam os carrinhos. Se pegarmos cidades próximas, a população tem contato com nossas marcas devido à comunicação em mídia. Mas de Sorocaba para cima, o shopper ainda não nos conhece muito”, avalia Ederson. 

Evoluir essa relação passa por iniciativas de marketing para atrair o cliente às novas unidades, uma vez que a experiência no piso de loja é a principal forma de entender os diferenciais oferecidos. Em paralelo, tem sido feito um trabalho mais institucional, contando, por exemplo, a história da empresa. Além disso, o nome Muffato tem aparecido de forma sutil em alguns detalhes presentes no Max Atacadista , como nas comunicações indicando produtos da linha Muffato Foods, a processadora de perecíveis do Grupo, que abastece as lojas da companhia. 

Dessa forma, é possível abrir caminho para outras marcas da empresa, como as do formato de supermercados. “Temos vontade de trazer outras bandeiras não apenas para São Paulo, mas também a outras cidades. Mas tudo tem o seu tempo. Agora é terminar com as inaugurações programadas do Max e consolidar essas aberturas”, comenta o diretor do Muffato. 

Primeira loja para os paulistanos

A unidade do Butantã foi construída em um terreno de 24.000 m2. Externamente, são oferecidas 750 vagas no estacionamento em uma construção que conta com eficiência energética a partir de iluminação em LED e sistemas mais modernos de refrigeradores, capazes de emitir menos gases. Internamente, são 10.000 m2 de área de vendas, com espaço que busca facilitar a circulação. 

O sortimento supera os 14.000 itens, reunindo soluções de compras e propostas de valores que se complementam, como você pode conferir na sequência de fotos abaixo. 
 

Na loja do Butantã, algumas seções tiveram o número de itens reforçados em relação a outras unidades. “Aumentamos a régua no mix da adega e na parte de perecíveis. Nos hortifrútis, incluímos uma linha de frutas embaladas”, explica Ederson Muffato. 


O espaço da loja permitiu ainda crescer o bazar, que inclui utilidades domésticas, pneus, itens para lazer e produtos para pets.


Já o público de comerciantes, PJs e transformadores ganhou um espaço especial, onde foram agrupados os principais produtos para esses clientes. “A área ficou diferenciada, praticamente uma store in store”, ressalta o diretor do Muffato.


Outras novidades foram agregadas nas lojas convertidas, incluindo a do Butantã, como as ilhas de frios do Muffato Foods e espaço maior para seções como a padaria.


Encontro de propostas de valor: por um lado, a loja conta com itens básicos em grandes quantidades, localizados principalmente ao fundo da unidade; e, por outro, com produtos voltados à conveniência, posicionados próximos de setores de consumo diário, como padaria e hortifrútis.

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