Lares menores alavancam as compras em atacarejos

Avaliação:

(4 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Domicílios com uma ou duas pessoas aumentaram a média de categorias e intensificaram o gasto com marcas mainstream e premium


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Nos últimos anos a média de moradores por domicílio caiu, e atualmente, lares menores (com uma a duas pessoas) apresentam uma relação mais positiva entre renda e gasto. No período de 2014 a 2023, por exemplo, esses lares aumentaram a média de categorias e intensificaram o gasto com marcas mainstream. Além disso, esse público segue sendo um dos maiores compradores de itens premium, representando 18,7% do gasto no ano passado.

Os dados são da Kantar , e ainda apontam que os lares menores alavancam as compras em estabelecimentos maiores, como Atacarejos, passando de 14,7% em 2022 para 17,5% em 2023. Esse grupo também se destaca nos Super Convencionais, aumentando 0,8 p.p. no mesmo comparativo.

Durante o período, esses shoppers também aumentaram sua penetração em Atacarejos três vezes, e na Internet seis vezes.

Por outro lado, esses consumidores abastecem menos. Para se ter uma ideia, no último ano eles colocaram 15% menos itens no carrinho do que a média de outros lares.

Contudo, a quantidade representa um tamanho estável na comparação entre 2022 e 2023.

A transformação nos domicílios também tem impacto no tamanho das embalagens. Lares menores preferem itens menores e tendem a buscar formatos com menor custo-benefício como sacos plásticos, em detrimento às latas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade