GPA desiste de bandeira para melhorar margens

Avaliação:

(18 Avaliações)

Tatiane Pamboukian -

Transição deve ser finalizada no mês de agosto, informou Marcelo Pimentel, CEO do Grupo. Confira os resultados do 2T23 e o que mais tem sido feito

Foto: Arquivo SA - loja Mercado Extra - Ricardo Jaffet, em São Paulo

O Grupo Pão de Açúcar registrou redução na margem bruta neste segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, uma queda de 1,8 p.p. O Ebitda ajustado totalizou R$ 299 milhões e a margem Ebitda caiu de 7,4% (2T22) para 6,3% ( -1,1 p.p.) no último trimestre.  

Uma das iniciativas do Grupo para melhorar as margens é a decisão de converter todas as unidades da bandeira Compre Bem em Mercado Extra. São 30 lojas, em meio a cerca de 700 unidades em outros formatos, que saíam do foco da companhia. Oito delas já passaram pela conversão e as demais deverão ser finalizadas em agosto. 

“As conversões dão a possibilidade de rentabilizar mais a bandeira e melhorar a performance. As lojas já convertidas apresentaram melhorias tanto no NPS quanto nas vendas”, disse Marcelo Pimentel, CEO do GPA, durante teleconferência de resultados realizada hoje (27). 

O executivo ressaltou que os números fazem parte do processo de transição pelo qual estão passando de revisão de sortimento, concluído na bandeira Pão de Açúcar, e que se inicia no Minuto Pão de Açúcar e no Mercado Extra. 

A conversão do Compre Bem deve elevar as margens, já que agora, com a mudança para Mercado Extra, essas lojas terão o sortimento revisto para adequação à bandeira e a inclusão da marca própria Qualitá, que representa 30% das vendas do GPA e traz uma margem mais vantajosa. 

O Grupo está satisfeito com os resultados obtidos, pois, apesar do prejuízo nas margens, que já tem uma estratégia de melhoria, os objetivos com as mudanças estão sendo alcançados, como o ganho de share, que avançou 0,8 p.p. no trimestre e tem tido crescido constantemente desde setembro de 2022 . 

O aumento de participação no mercado está pautado principalmente pela expansão da bandeira de proximidade Minuto Pão de Açúcar. Pimentel acredita na diferenciação da rede em meio à expansão do segmento, pois a do Grupo oferece uma proposta de valor com um sortimento mais premium.

Mesmo diante da concorrência acirrada, o GPA mantém uma meta audaciosa de expansão por bairros mais nobres da cidade de São Paulo e, quando esgotarem as oportunidades nessa praça, começará a investir em outras em que a companhia atua com as demais bandeiras. 

A receita bruta totalizou R$ 4,7 bilhões, tendo um aumento de 16,7%, e mesmas lojas cresceram 6,4%, com destaque para a bandeira Pão de Açúcar, que apresentou um crescimento de 8,6% com melhora pelo quinto trimestre consecutivo.

Uma das mudanças que impactou nos resultados foi parte dessa revisão de sortimento que excluiu 10% dos SKUs que não eram vendidos, chegando a passar 12 meses nas prateleiras. Nessa deslistagem, os produtos foram vendidos a preços atrativos com margem reduzida, influenciando na margem geral.  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:         LinkedIn,         Instagram        e         Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade