Expansão recorde: 252 lojas foram inauguradas por apenas 4 empresas do varejo alimentar em 2022

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Por Alessandra Morita -

Conversões marcaram o ano e deram impulso às aberturas entre essas varejistas. Mas isso não significa que o crescimento orgânico ficou de lado

Foto: Divulgação Atacadão

As quatro maiores empresas do varejo alimentar brasileiro responderam juntas por 252 inaugurações de lojas em 2022. Para Carrefour , Assaí e GPA , o número alcançado foi recorde graças sobretudo às conversões realizadas, enquanto o Grupo Mateus foi o único que cresceu basicamente de forma orgânica.

A companhia nordestina, que tem sede no Maranhão, finalizou o ano passado com 29 novas lojas, entre varejo e cash & carry. Para 2022, contudo, o cenário deverá ser diferente. A expectativa ficará por conta das conversões de 14 unidades adquiridas pela empresa do Carrefour em outubro do ano passado, por determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para aprovação da compra do Grupo Big. Uma vez liberadas pelo órgão regulatório, essas unidades permitirão à empresa acelerar seu objetivo de se espalhar pelos Estados nordestinos. 

Com 91 lojas a mais do que no ano passado, o Carrefour superou em 9 unidades seu objetivo inicial. Do total de aberturas, 59 (ou 65%) foram conversões de pontos de venda adquiridos do Grupo Big. Segundo especialistas em varejo, quanto maior a velocidade na integração, mais rapidamente a companhia vai usufruir de ganhos de escala e produtividade, além de sinergias entre as duas operações.

O Assaí Atacadista, por sua vez, fechou o ano com 60 novas unidades. Desse total, 47 correspondem à migração de hipermercados para sua bandeira. Isso representa 78% do total de lojas inauguradas em 2022. A meta era de 58 aberturas até dezembro. O Assaí terminou 2022 com 263 unidades em todo o País, sendo que o pico de aberturas ocorreu no segundo semestre, com 52 novas lojas, o que representou uma inauguração a cada 4 dias.

De acordo com a companhia, as obras em lojas convertidas costumam ser mais complexas devido à adaptação ao formato de cash & carry. Os pisos, por exemplo, precisam sustentar uma carga três vezes maior do que em uma operação de varejo. É diferente de uma construção do zero, quando o projeto já é desenvolvido dentro das características e especificações necessárias para o atacarejo.

Já o GPA somou 72 unidades ao seu parque de lojas no ano passado. Entre elas, 44 são de proximidade, com as bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra. O modelo é aposta da companhia, cuja expectativa é de inaugurar 250 novas filiais do formato até 2024, sobretudo da marca Minuto.

Outras 23 filiais foram fruto de conversões de hiper para supermercados. A maioria foi transformada em Pão de Açúcar (13 lojas). Além disso, neste fim de 2022, a empresa inaugurou 5 unidades da sua bandeira premium de supermercados. “O ano passado foi muito especial para o GPA. Definimos nossos pilares e projetos estratégicos de negócios para acelerar o desempenho da companhia, voltamos a crescer de forma estruturada e ampliamos nossa presença em diversas regiões do País”, afirma Marcelo Pimentel, CEO da empresa.

“Foram mais de 70 inaugurações, entre conversões e lojas orgânicas, um número histórico e um desafio gigantesco que tem se mostrado extremamente importante para os planos de crescimento da companhia para os próximos anos”, completa. Para 2023, a previsão do GPA é de inaugurar mais 110 unidades, incluindo supermercados e lojas de proximidade.

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