Especialistas discutem sobre os impactos da cultura trade e abordam KPI's importantes para o varejo e indústria

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Reportagem SA+ -

Critérios associados ao conceito de loja perfeita, share de gôndola x share de sell out e investimento para as ações são os indicadores em comum para a indústria e o varejo atingirem o mesmo objetivo,


FERNANDA DALBEN - DIRETORA DE MARKETING DO DALBEN SUPERMERCADOS.  Fotos: André Personal

 

Fernanda Dalben, diretora de marketing do Dalben Supermercados , apresentou cases práticos implementados na rede. Uma das iniciativas foi realizada com a própria Red Bull durante a pandemia, envolvendo uma ação de live commerce. Um mixologista preparava drinks com o energético enquanto eram oferecidos descontos para os espectadores, além de um copo exclusivo da marca nas compras do produto. Devido ao sucesso, a iniciativa também foi implementada na loja física, fazendo uma integração entre os canais off e online.

A diretora também abordou como a personalização e o vínculo emocional são uma ótima estratégia. Em parceria com a Tramontina, durante o Dia dos Pais, a rede proporcionou aos clientes a oportunidade de personalizar facas de churrasco, gravando o nome da pessoa que seria presenteada. Ações como essas têm por trás, além dos KPIs em comum com a indústria, indicadores específicos para o varejo, como tíquete médio, conversão, margem de contribuição, entre outros.


NÚRIA PIAI NAVA - HEAD DE FIELD SALES DA RED BULL. Fotos: André Personal

Diante do fato de que indústria e varejo devem trabalhar sempre juntos, Núria Piai Nava, Head de Field Sales da Red Bull , explicou que ela e sua companheira de palco, Fernanda Dalben, abordariam as duas perspectivas a fim de ilustrar o quanto o Trade é capaz de melhorar a execução de loja, trazer inovação e aprimorar a experiência do shopper.

Ela lembrou que, há algum tempo, a indústria olhava para um lado e o varejo, para outro; porém ambos possuem objetivos comuns. “Para maximizar resultados e agregar valor, varejo e indústria precisam adotar um mindset de crescimento”, afirmou Núria.

Nesse sentido, é importante gerar conhecimento a partir dos dados e dos resultados alcançados, incluindo os que não atingiram a meta esperada. Entre os KPIs importantes para a indústria acompanhar os planos de trabalho conjuntos, estão disponibilidade de produto, ROI, sell out etc.

Essa matéria foi originalmente publicada na edição de Setembro

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