Entenda por que o Muffato Go é mais do que uma loja 100% autônoma: é uma estratégia para a perenidade do negócio

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Por Alessandra Morita -

Lançada ontem para a imprensa e hoje para o público, o supermercado do Grupo Muffato sobe a régua da experiência do consumidor, segundo Everton Muffato, diretor da varejista paranaense

Foto: Divulgação

A partir de hoje os consumidores de Curitiba podem vivenciar uma experiência única na América Latina: a do 1º supermercado 100% autônomo sob a marca Muffato Go (clique aqui e leia matéria publicada ontem, 03/11, por SA Varejo). Localizada no número 1505 da avenida Argentina, a loja “convida” o consumidor a cumprir sua jornada sem a necessidade de escanear códigos de barras ou de passar os produtos por algum tipo de caixa. A compra, que se torna mais simples e sem atrito, exige do cliente uma única tarefa – baixar o aplicativo no celular e cadastrar um cartão de crédito.

Feito isso, as portas da loja literalmente se abrem para o consumidor transitar, pegar seus produtos, colocá-los na cesta e ir embora, sem precisar enfrentar filas ou digitar senhas – uma proposta sedutora, mas que causa uma sensação de estranheza para quem experimenta o conceito pela primeira vez. O Grupo Muffato, responsável pelo lançamento da unidade, entende que haverá um período de educação e adaptação do consumidor, mas está convencido de que esse é o futuro.

A construção desse amanhã começou com os 250 metros quadrados de área de vendas do Muffato Go, nos quais é possível encontrar um sortimento de 2.000 itens. Quem faz suas compras na unidade não imagina a robustez do projeto. Foram necessários quase três anos entre a construção do conceito e a execução, 16 fornecedores e muita tecnologia abarcada.

Foto: Divulgação

Essa “engenharia tecnológica” inclui a startup portuguesa Sensei, que a partir de sua solução foi a primeira do setor a abrir uma loja totalmente autônoma na Europa em parceria com o varejo. A tecnologia inclui câmeras, sensores e algoritmos de inteligência artificial. Junto com a Renovretail, desenvolveu todas as integrações e conexões que permitem controlar, por exemplo, a definição do sortimento, pagamentos, formação de preços e promoções praticadas. Ou seja, quanto mais o consumidor utilizar a loja, mais os algoritmos “aprendem” sobre seu comportamento e hábito, gerando possibilidades de melhorias contínuas.

Outra tecnologia utilizada envolveu as portas, produzidas pela Digicon, que controlam a entrada na loja e registram a saída, indicando que a compra foi finalizada. Esse sistema inteligente é integrado pela Marketeasy, desenvolvedora do app do Super Muffato. A empresa produziu o sistema que interliga as soluções da loja a partir de uma arquitetura projetada pela equipe de analistas da Muffato Labs.

Todo o aparato tecnológico teve de ser considerado no projeto arquitetônico, sob responsabilidade da Opus Design, nas gôndolas e refrigeradores sensorizados das empresas Fast Gôndola e Eletrofrio. “Aceitar um projeto como esse é a prova de que temos inovação no DNA”, ressalta Fábio Donadon, head de tecnologia do Grupo Muffato.

4 perguntas para a empresa

Presente durante a inauguração do Muffato Go, SA Varejo conversou com Everton Muffato, diretor da varejista em dois momentos diferentes. O primeiro você pode conferir no vídeo da matéria que publicamos ontem (link no início desta reportagem), gravado pelo CEO da SA, Sergio Alvim, e o segundo pela nossa head de conteúdo, Alessandra Morita, abaixo:

Qual é a missão de compra dessa loja Muffato Go?

Escolhemos esse ponto pela densidade. Embora seja compacta, ela é mais do que uma loja de conveniência, contando com 2.000 itens no sortimento. Tem um perfil mais repositor, mas, como a área conta com bastante densidade e prédios empresariais, incluímos no sortimento produtos de consumo imediato, como lanches e pratos pronto. Com isso, estamos contemplando as necessidades da região. Mas essa é a primeira loja do modelo, por isso acredito que ainda vamos pilotar muito e que haverá ajustes a fazer. Esse é o início de um processo e não o fim dele.

Diretoria do Grupo Muffato (da esq. para dir.): Eduardo, Everton e Ederson, que comandam a varejista

Já existe um plano de expansão desse modelo?

Existe um período de adaptação e educação do consumidor para entender que ele precisa baixar um aplicativo no celular e cadastrar um cartão de crédito. Mas algumas coisas que vieram antes nos ajudam nesse processo, como o Uber e o Spotify, que demonstram ao cliente que não se trata de algo tão novo. Feito isso ele tem um caminho livre dentro da loja. Após essa curva de aprendizagem tanto nosso, de ajuste de portfólio e de conceito, e do consumidor com o modelo, acreditamos que poderemos fazer o roll out do Muffato Go.

No varejo alimentar, o Grupo Muffato é uma das varejistas que mais têm o chamado mindset digital. Como é essa cultura na empresa?

Quando a gente fala de inovação, a primeira coisa que vem junto é a tecnologia. Ela faz parte da inovação, e nós somos obcecados pela jornada do consumidor. Ele é o nosso rei, o nosso patrão e queremos sempre trazer novidades em primeira mão para nossos clientes. Queremos que nossa marca esteja sempre jovem e seja constantemente revigorada. Temos algumas premissas e uma delas é que precisamos ser admirados pelos consumidores. Temos que ser uma marca aspiracional para que as pessoas queiram estar conosco. E como inspiramos o público a nos admirar? Evoluindo e subindo a régua. Por exemplo: temos investido em design de varejo há muito tempo e conquistado prêmios nessa área. O mais recente é o do nosso supermercado no bairro Champagnat, em Curitiba, eleito o melhor projeto de arquitetura do varejo global. Ou seja, estamos sempre elevando a experiência do consumidor, nos propondo a ser um driver do varejo brasileiro. Não que a inovação tenha de partir de nós, mas eu e meus sócios não temos medo do futuro. Temos medo de não estar criando o futuro. Entendemos que enquanto participarmos dessa criação garantimos a perenidade da empresa.

Como o Grupo Muffato deve fechar este ano?

Vamos finalizar com 9 novas unidades. Nossas lojas são robustas e demandam investimento patrimonial grande. Manteremos nosso ritmo histórico de crescimento de duplo dígito. Ainda não dá para cravar o quanto, pois, apesar de estarmos em novembro e parecer que o ano acabou, temos Black Friday, Dia Nacional do Supermercado, uma Copa do Mundo no verão, o que é importante nós, do Sul. Ela sempre ocorreu no inverno, quando nossas temperaturas ficam em torno de 10 graus, e este ano estaremos com 35 graus ou mais. E temos o Natal finalizando 2022. Se tudo correr bem, fecharemos com um grande ano para o Grupo.

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