Empresas internacionais adquirem marcas do Brasil

Avaliação:

(4 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Com planos de expansão no território nacional, Grupo Ferrero e JDE avançam na aquisição de grandes nomes brasileiros


Foto: Adobe Stock

Nesta segunda-feira (24/07) a JDE (Jacobs Douwe Egberts), empresa holandesa dona de marcas como Pilão, Café Pelé e Caboclo, anunciou que está em processo de aquisição do portfólio de marcas e ativos do segmento de café e chá do  Grupo JAV (José Augusto Vieira), empresa brasileira de Sergipe dona da Maratá. 

Enquanto isso, a Dori Alimentos S.A , fabricante nacional de confeitos, publicou um Fato Relevante anunciando sua venda para a Ferrara Candy Company , empresa norte-americana do Grupo Ferrero , dono das marcas Ferrero Rocher e Nutella.

Em ambas as negociações os valores não foram revelados oficialmente, entretanto, segundo a apuração do Pipeline, o processo da fabricante de doces foi de cerca de R$ 2 bilhões.

Paralelamente, a transação realizada pela JAV ainda está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias e tem previsão para finalização em 2024. A aquisição envolve os itens Café Maratá, Café Puro, Chá Maratá e Chá Castellari. Após a conclusão da compra, os negócios relacionados a esses produtos serão conduzidos exclusivamente pela empresa internacional, enquanto o Grupo brasileiro seguirá atuando com os demais itens de seu portfólio.

Segundo Fabien Simon, CEO Global do grupo JDE Peet’s, pertencente a JDE, a transação segue os planos de expansão e diversificação geográfica da empresa. “Após a conclusão, essa aquisição representará uma proposta altamente complementar ao nosso negócio existente no Brasil, permitindo-nos servir mais xícaras em uma gama completa de preços e ofertas de produtos, ao mesmo tempo em que expandimos nossa presença regional no País”, afirma.

Frank Vieira, diretor do Grupo JAV, comenta estar satisfeito com a transação e acredita que a JDE irá garantir o desenvolvimento e sucesso a longo prazo do negócio de cafés e chás construído pela sua empresa.

De forma semelhante, a aquisição realizada pela Ferrara, uma das líderes em venda de confeitos e doces nos Estado Unidos com marcas como NERDS, SweeTARTS e Branch's, tem como objetivo expandir sua presença no mercado brasileiro de balas e gomas.

Esta operação foi assessorada juridicamente pelo Cescon Barrieu e financeiramente pelo Banco J.P. Morgan S.A. Segundo o anunciado, a transação ainda está sujeita à aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

"A Dori tem um ótimo fit com a Ferrara, com um portfólio complementar de doces, herança semelhante e uma cultura interna orientada por valores”, comenta Marco Capurso, CEO da Ferrara, em nota. "Estamos entusiasmados para entrar no mercado brasileiro de rápido crescimento e criar uma tremenda oportunidade para Dori e Ferrara”, finaliza. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn Instagram  Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade