6 dicas de execução para aumentar vendas de saudáveis

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Bárbara Fernandes -

Subcategorização, sinalização adequada e cross merchanding são algumas das estratégicas para facilitar a jornada de compra e melhorar a visibilidade dos produtos

Consultorias e executivos da indústria elencam algumas ações para melhorar as vendas na seção de saudáveis:

Subcategorização

Além de ter uma seção exclusiva para produtos saudáveis, para facilitar a busca do shopper, se a loja tiver um sortimento amplo, é recomendado segmentar os itens pelas suas especificações, como light, diet, sem lactose, sem glúten, integral, etc. Isso deve ser bem sinalizado do começo ao fim cada um. “Nesse ponto eu sugiro identificação lateral em relevo. Organizar os produtos em subcategorias ajuda os consumidores a encontrar o que procuram com facilidade”, afirma Michel Jasper.

Dupla exposição

Se a sua loja tiver espaço, é recomendado que você adote dupla exposição dos saudáveis. Para Michel Jasper, os itens de maior giro, como leites sem lactose e bebidas sem açúcar, podem ser mantidos com os produtos tradicionais, em um espaço reduzido e com uma placa sinalizadora sugerindo uma visita à seção de naturais para ter acesso a uma variedade maior. Araújo, diretor de novos negócios da marca Da Magrinha , afirma que essa inicaitiva acelera as vendas. “Os produtos que estão com os regulares vendem melhor e com maior frequência do que os agrupados em um corredor específico. Para se ter uma ideia, a venda pode ocorrer até três vezes mais”, comenta. Já para Mattos, da Euromonitor , é preciso cautela, pois essa ação não pode ser só de uma via. "Não é só colocar o produto na ponta de gôndola dos regulares e esperar que aconteça algo, tem que haver comunicação.”

Cross merchandising e ponto extra

Segundo Jasper, essas técnicas ajudam a sugerir o consumo dos saudáveis para o cliente e incrementam a venda. A exposição nos perecíveis, por exemplo, pode elevar a procura em mais de 10%, porém é preciso estar atento ao fato de que o produto no ponto extra precisa ser exposto também no linear e na seção destino. Flávia Passos, gerente de negócios da Vitalin , reforça o uso da estratégia. “Recomendamos sempre explorar iniciativas como cross merchandising, colocando nossos produtos perto de itens complementares, exposição em locais extras, a exemplo de displays, pontas de gôndola, ilhas, etc.”, completa.

Atenção especial às gôndolas inferiores

Destacar os itens localizados nas prateleiras inferiores pode ser um desafio, por isso algumas maneiras de chamar a atenção dos clientes são o apelo visual, com cores chamativas que atraiam o olhar; promoções, pois ofertas especiais podem incentivar os clientes; e o posicionamento estratégico, colocando os produtos populares nas prateleiras inferiores e os itens com maior valor agregado à altura dos olhos, aumentando a visibilidade. Nesse caso, Michel Jasper alerta para não acabar escondendo um produto que pode ser importante para o consumidor.

Sinalização para uma comunicação clara

Utilizar cartazes informativos e displays atraentes ajuda a chamar a atenção dos consumidores para produtos saudáveis. Entre as opções, está lançar mão de materiais de apoio para levar informações, pois muitos clientes ainda desconhecem os benefícios dos produtos saudáveis. Também existe a dificuldade de diferenciar esses itens dos convencionais, que normalmente têm preços menores e maior disponibilidade. Nesse conteúdo, a geração de informações pode ajudar a estimular o consumo e conquistar a fidelidade do público.

Muitas indústrias oferecem esses materiais de apoio, como a Vitalin, que disponibiliza, por exemplo, wobbler, régua de gôndola, bobina forração, além de encartes específicos com informações mais detalhadas sobre produtos saudáveis e sem glúten. “Os supermercados têm um papel altamente relevante para nossa marca e para as categorias que estamos inserindo. Os parceiros nos ajudam diariamente a defender nossos diferenciais e a posicionar os produtos da melhor forma nos PDVs”, afirma Flávia. De 2021 para 2022, a empresa cresceu 37%. A expectativa para 2023 é de no mínimo 40% de crescimento.

A Lightsweet também oferece materiais para auxiliar na comunicação visual e orienta a exposição para melhorar a navegação. “Agrupar os produtos por segmento, necessidade ou ocasião de consumo facilita a compra dos consumidores", orientam Jackson de Andrade e Mayara Faria, gerentes de marketing da empresa. A Lightsweet registrou um aumento de 17,71% no total das vendas, sendo que as regiões Norte e Nordeste obtiveram as maiores taxas de crescimento: 33,24% e 26,71%, respectivamente.

Nos próximos anos...

Grande parte dos supermercados tem apenas um corredor destinado aos saudáveis porém, com o crescimento desses itens, a tendência é uma maior dificuldade de organizar tudo em um único espaço. Por isso, a Da Magrinha acredita que nos próximos anos esses produtos vão extrapolar o “cercadinho” e se inserir ainda mais junto às versões regulares.

Essa matéria foi originalmente publicada na última edição 56 da SA+ Ecossistema de Varejo

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Saiba como as redes estão trabalhando a seção de saudáveis

 

 

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