De olho na margem de seção, varejo inova, adapta operação e faz acordos com fornecedores

Avaliação:

(4 Avaliações)

Alessandra Morita -

Do gigante Carrefour a redes regionais, como Dalben e Shibata, são várias as iniciativas que visam atender a crescente procura nesse setor da loja

Foto: istock

Acelerada durante a pandemia, a busca por praticidade e conveniência vêm fomentando as rotisserias dos supermercados. A seção representa em torno de 5% das vendas de uma loja, segundo dados de mercado, e pode desempenhar um importante papel: o de agregar margem ao negócio. Os desafios, claro, não são simples, mas é uma forma de evitar a comparação de preços inerentes aos produtos industrializados. Para se ter uma ideia da movimentação nesse mercado, há investimentos desde o gigante Carrefour até redes regionais, como Shibata e Dalben.

Com lojas no interior do Estado, no litoral e na região de Mogi das Cruzes, o Shibata já trabalhava com opções de refeições prontas, preparadas nas lojas, mas teve de adaptar a operação após o início da crise da Covid-19, focando o autosserviço. “Esse modelo veio para dar muito mais praticidade ao cliente. Hoje, ele não precisa, por exemplo, esperar na fila”, disse Patrícia Ferreira, coordenadora de rotisserias da varejista, durante live realizada pelo Canal Restaurante na semana passada. Trata-se do primeiro de uma série de 12 episódios, intitulada “Rotisserias – Food Service e Varejo Sem Fronteiras”. O programa vai ao ar semanalmente e tem patrocínio da Ajinomoto Food Service, além de contar com apoio da Guersola Consultoria.

Entre os pratos mais vendidos no Shibata, estão assados, linguiças, torresmos, pururuca e frango assado. Destacam-se também as marmitas, como as de feijoada, massas, carne suína, bovina e de aves. “Em uma de nossas lojas, recém-inaugurada no centro de Pindamonhangaba, elas têm saído bem, devido à existência de um comércio ao redor da unidade”, explica Patrícia. À noite, completa ela, são oferecidos caldos, aproveitando o inverno.

A venda de refeições também já vinha em curso no Dalben, que atua na região de Campinas com quatro lojas. No ano passado,a empresa criou a linha MarmiteiBy Chef, sua marca própria de pratos prontos, que traz a assinatura de restaurantes locais. A ideia foi justamente aproveitar o potencial da rotisseria e ajudar os estabelecimentos diante das restrições da pandemia. Recentemente, a linha foi ampliada com refeições congeladas que incluem massas, carnes, risotos, lowcarb, orientais, kids, veganos e até sobremesas – vendidas, por enquanto, apenas no supermercado conceito da rede, em Valinhos. Considerando todas as opções – quentes, frias, congeladas e resfriadas –, a MarmiteiBy Chef conta com mais de 50 opções para o consumidor.

Outra iniciativa no segmento de comidas prontas vem do Carrefour. A gigante fechou uma parceria com a Sapore, que atua em alimentação corporativa, para o fornecimento de refeições quentes e resfriadas em sete lojas da capital paulista e uma da cidade de Campinas. O acordo prevê que cada unidade poderá fazer um pedido mínimo de 150 refeições pelos próximos seis meses. Com a marca SaporeInbox, os pratos são entregues duas vezes por semana. Ao todo, são 10 opções de cardápios, incluindo uma vegana. As expectativas são boas. Apenas no primeiro dia de fornecimento, as filiais da Giovanni Gronchi e de Interlagos triplicaram os pedidos em relação ao que era esperado.

Segundo Carlos Alberto Muniz, diretor nacional de padaria e cafeteria do Carrefour Brasil, a empresa sempre buscou, em suas rotisserias, oferecer o melhor produto para os consumidores. “Agora, com a Sapore, temos certeza de que o cliente que já conhece nossos produtos ficará ainda mais fidelizado, já que ambas as empresas trabalham com foco em qualidade e excelência. As pessoas que ainda não conhecem os produtos passarão a experimentar e, com toda certeza, voltarão mais vezes”, completa o executivo. Já Daniel Mendez, presidente da Sapore, ressalta que a empresa pretende expandir sua atuação no varejo após o sucesso alcançado nas vendas por aplicativo, modalidade iniciada com a pandemia.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                               LinkedIn                              ,                              Instagram                              e                              Facebook                              !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade