Conheça algumas soluções capazes de aprimorar processos internos e reduzir gastos desnecessários

Avaliação:

(1 Avaliação)

Elaine Medeiros - redacao@samaisvarejo.com.br -

Saiba como elas ajudam a tornar a empresa mais eficiente, reduzindo problemas que ocorrem na retaguarda do varejo até o produto chegar à gôndola

Há diversas soluções capazes de aprimorar processos internos e reduzir gastos desnecessários. Conheça algumas e saiba como elas ajudam a tornar a empresa mais eficiente, reduzindo problemas que ocorrem até o produto chegar à gôndola

Quando se trata de eficiência operacional, muitos varejistas ainda se deparam com problemas relacionados à ruptura, gestão por categorias ou negociação com os fornecedores. E, apesar de haver diversas ferramentas voltadas para a retaguarda do negócio, ainda há falta de conhecimento do varejista sobre elas. Também há casos em que se utilizam sistemas defasados ou em que não se consegue extrair o máximo das soluções já instaladas. Outro ponto importante é ter uma maior colaboração entre varejo e fornecedores no âmbito dos dados. Segundo Gustavo Eid, diretor de marketing da Mtrix, o gap é ainda maior quando a rede é atendida por distribuidores. Mas há soluções que podem ajudar nessa área e em outras. Confira.

“ Uma integração entre as vendas e o estoque, que passe por todos os elos da cadeia de forma diária, é essencial”
GUSTAVO EID - Diretor de marketing da Mtrix

Mix ideal para cada loja

Uma ferramenta de geomarketing pode ajudar a entender qual é o mix ideal para determinada loja, assim como definir os preços mais adequados para um tipo de público. Tudo isso mapeando informações do mercado, comportamentos de consumo por público e região, além de monitoramento da concorrência. Esses dados possibilitam uma grande redução de gastos, que acontecem quando a oferta não está de acordo com a demanda. O sistema faz parte de uma plataforma SaaS da Geofusion, que armazena informações, como o gasto na compra de produtos, como leguminosas ou bebidas alcoólicas, durante o ano. São cerca de 100 categorias e subcategorias mapeadas, além dos concorrentes, com seus respectivos números de checkouts, entre outras variáveis.

“O varejista que possui conhecimento detalhado sobre o seu cliente e a sua região negocia melhor com o trade porque consegue fazer a conexão entre o que a empresa quer vender e o que o consumidor realmente quer comprar”
VALÉRIA DUARTE - VP de marketing da Geofusion

Prevendo demandas para 100% do espaço

Quando o assunto é a utilização do sistema de gestão (ERP), a TOTVS oferece aplicações de Inteligência Artificial (IA) que analisam os dados da empresa para prever demandas, mapear tendências, receber sugestões sobre o melhor momento para repor determinados produtos e saber quais os melhores preços. A solução de WMS (em português: Sistema de Gestão de Estoque) faz a gestão otimizada do estoque com o objetivo de entender qual o melhor local para o armazenamento de cada item, aproveitando 100% do espaço e garantindo o registro de todas as mercadorias e a verificação da estocagem.

“Em um mundo com mais tecnologia a serviço do varejo alimentar, é uma tendência as operações conectarem soluções que ajudem na previsibilidade da demanda, usando a inteligência artificial na gestão de disponibilidade de um produto”
GUILHERME KRUGER - CO-CEO da agência Avanti

Controle de estoque em tempo real

Ter um estoque centralizado, com informações em tempo real sobre o reabastecimento da central de distribuição direto para a loja, é uma realidade graças aos sistemas ERPs (planejamentos de recursos empresariais, em português), que oferecem informações sobre a posição dos itens por unidade, departamento, categoria e produto.

As tecnologias conseguem fazer a leitura disso e sugerir um pedido de compra. Assim, todas as variáveis tornam-se estatísticas mais confiáveis, gerando relatórios em menos de um minuto e de acordo com a necessidade do varejista, possibilitando à loja criar um histórico de vendas e evitar o desperdício ao reduzir as quebras com os produtos que podem vencer.

“A solução traz a informação do giro das mercadorias, identifica estocagem excessiva e aqueles produtos que têm movimentação, mas não estão no estoque, ou seja, o item que entrou em ruptura”
TIAGO NASCIMENTO - Diretor comercial da RP Info

Integração com a logística

Para gerenciar tarefas, integrando ERP, PDV e logística, a RP Info desenvolveu o Task. A solução otimiza a operação das filiais ao organizar as rotinas diárias. É 100% voltado ao “chão de loja”, passando por atividades como recebimento da mercadoria, tarefas na área de vendas, precificação etc. Tudo monitorado e acompanhado pelas lideranças.

A Nexello também tem soluções nessa linha, integradas ao ERP, que abrangem desde a importação de dados, validação das informações até treinamentos presenciais e remotos. Oferece ainda acompanhamento estratégico contínuo, além de importar uma ampla gama de informações. “Nos últimos anos há uma crescente busca por ferramentas especializadas para o controle de estoques (DRP)”, aponta Jan Antunes, diretor comercial da Nexello Soluções.

“Quem ainda faz a gestão baseada em análises manuais invariavelmente vai ficar para trás dentro desse setor”
JAN ANTUNES - Diretor comercial da Nexello Soluções

FOTOS: DIVULGAÇÃO / ADOBE STOCK

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade