Conheça a estratégia dos maiores supermercadistas do Brasil para aumentar a margem de lucro

Avaliação:

(5 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Levantamento da Amicci em parceria com a NielsenIQ aponta quantas empresas do setor já aderiram ao negócio

Foto: Divulgação

A Amicci, empresa de Desenvolvimento & Gestão de Marcas Próprias, identificou que dos 30 maiores supermercadistas que compõem o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a NielsenIQ, 21 delas utilizam uma estratégia comum para fidelizar clientes e aumentar a rentabilidade, a marca própria. 

O Carrefour, primeiro lugar no ranking pelo sétimo ano consecutivo, com faturamento de R$ 108,1 bilhões em 2022, quebra recordes a cada trimestre. Um levantamento realizado pela varejista mostrou que os produtos de marca própria chegaram ao pico, representando 19,4% das vendas líquidas totais de alimentos de janeiro a dezembro de 2021, algo considerado inédito até então. As vendas continuaram sólidas no ano seguinte, reforçando os benefícios de apostar em produtos exclusivos.  

A Amicci foi responsável por desenvolver o portfólio exclusivo de nove dos varejistas da lista. O especialista em varejo e sócio-fundador, Antônio Sá, analisa que o destaque da linha de produtos próprios aumenta ano a ano, porque o mercado começou a enxergar o valor agregado. 

"Vale lembrar que o consumidor está cada vez mais exigente, por isso é importante encontrar soluções para encher o carrinho sem investir apenas em líderes de mercado. Os produtos de marca própria são o equilíbrio perfeito entre qualidade e preço acessível. Tudo passa por uma análise profunda de controle de qualidade, com um sistema que analisa padrões seguindo parâmetros definidos, para chegar às gôndolas e oferecer o melhor ao cliente, e ainda 20% mais em conta do que os demais", explica o executivo.

Além do investimento em qualidade, o design dos produtos é uma das ferramentas estratégicas para conquistar consumidores. De acordo com Sá, empresas que querem se manter no topo precisam continuar entendendo o que o público deseja consumir e se adaptar a isso. 

"Falando do próprio Carrefour, com ajuda da Amicci no lançamento e gestão, o varejista tem à disposição um produto sucesso na categoria, a bebida láctea Avengers. Esse é só um dos itens destaques no portfólio, mas deve ser mencionado, porque traz uma embalagem especial licenciada da Marvel e atende aos critérios de saudabilidade tanto do varejista, quanto da Disney", finaliza. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,    Instagram    e    Facebook 

Veja mais sobre: Amicci, Abras, Carrefour

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade