Confira as redes que mais se destacaram em 2023

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Bárbara Fernandes -

Entenda o que o Muffato, Mateus, Cencosud e Sam’s Club fizeram que os diferenciam entre os varejistas


Foto: Divulgação

Em meio a um ano desafiador para o varejo alimentar, empresas do setor permaneceram fortes. Confira abaixo como o Muffato, Mateus, Cencosud e Sam’s Club se destacaram em 2023.

Muffato 

A rápida expansão foi um dos principais destaques do Grupo. Em janeiro foi anunciada a compra de 16 lojas do Makro que seriam convertidas em Max Atacadistas, a bandeira de atacarejo da rede, e até o momento 14 desses empreendimentos já foram inaugurados, sendo que a mais recente ocorreu nesse sábado (23) em Guarulhos. 

Os dois remanescentes vão abrir as portas em janeiro e estão localizados em São Bernardo do Campo e no bairro da Lapa, na capital paulista.

Durante a inauguração da primeira unidade na capital em novembro (22/11) no Butantã, Ederson Muffato, diretor da varejista, afirmou que a expansão na capital sempre foi um sonho da empresa e a aquisição das lojas Makro deu ao varejista a oportunidade de entrar na maior metrópole do Brasil e crescer com mais velocidade, avançando para novos mercados.

Além disso, o Grupo também investiu na expansão de lojas orgânicas em Assis, Campo Largo (PR), Foz do Iguaçu (PR) e realizou a conversão de uma unidade em Londrina (PR) no Shopping Norte. 

Assim, a empresa fecha o ano com 103 lojas entre varejo e atacado, sem contar os postos de gasolina, CDs, Shoppings e outros negócios. Desses, 49 são de varejo e 54 de cash & carry, ou seja, o número de atacarejo ultrapassou o varejo. 

O diretor do Grupo avalia que o cash & carry vem absorvendo a missão de abastecimento dos hipermercados, especialmente na última década, em função da sua competitividade de preços, proveniente do baixo custo operacional. “Começamos com o modelo de atacarejo há quase 20 anos, com a loja de Foz do Iguaçu e viemos aprendendo e evoluindo com esse formato. Por isso, acreditamos que o supermercado que quiser sobreviver nesse ambiente mais competitivo do cash & carry deverá focar mais os serviços, com o intuito de o cliente perceber essa proposta de valor”, enfatizou. 

Mateus

Apesar do cenário econômico desafiador, o Grupo Mateus foi uma das empresas que apresentou resultados consistentes nos primeiros três trimestre. Venha rever abaixo o crescimento da companhia.

1º trimestre

Total de Lojas: 238

Lucro Líquido: R$ 239,7 milhões

Ebitda: R$ 411 milhões

Receita Bruta: R$ 6.6 bilhões, um aumento de 27,5% em relação ao mesmo período de 2022.

Receita Líquida: R$ 5.9 bilhões

2º trimestre

Total de Lojas: 239

Lucro Líquido: R$ 294,5 milhões, um crescimento de 22,9% em relação ao primeiro trimestre.

Ebitda: R$ 482 milhões, a margem Ebitda cresceu 0.5 p.p em relação ao trimestre anterior.

Receita Bruta: R$ 7.2 bilhões, um aumento de 23,7% em relação ao mesmo período de 2022.

Receita Líquida: R$ 6.4 bilhões

3º trimestre

Total de Lojas: 246

Lucro Líquido: R$ 313,6 milhões, um crescimento de 6,9% em relação ao segundo trimestre.

Ebitda: R$ 513 milhões, aumento de 6,2% em relação ao mesmo período de 2022.

Receita Bruta: R$ 7.8 bilhões, um aumento de 17,2% em relação ao mesmo período de 2022.

Receita Líquida: R$ 6.9 bilhões

No acumulado dos primeiros 9 meses do ano, o lucro líquido atingiu R$ 846,5 milhões e foi realizada a abertura de 14 lojas e quatro CDs. A receita líquida registrou um crescimento de 22,5% e totalizou R$ 19,2 bilhões. O Capex cresceu 21,3% em relação aos primeiros 9 meses de 2022, sendo que as novas lojas foram as maiores impulsionadoras desse crescimento. O Ebitda apresentou resiliência de margem com forte crescimento (18,6%) no mesmo comparativo.

Segundo pesquisa realizada no 3º trimestre, 79% dos consumidores que visitam as lojas do Grupo declaram tornar a loja regular em suas compras. Nesse período também, a empresa recebeu o prêmio de Maiores e Melhores da revista Exame na categoria Atacado e Varejo.

Cencosud

A tecnologia e investimento no digital são alguns dos fatores que fazem o Cencosud se destacar. No último trimestre, o Grupo investiu em diversas alavancas para criação de valor. A receita líquida do e-commerce teve um crescimento de 22,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 62,5 milhões, e o volume de pedidos também aumentou (56,3%).

Algumas das implementações que ajudaram no alcance desse desempenho foram a aquisição de novos clientes, políticas promocionais, ações junto aos parceiros de última milha e, também, as iniciativas de omnicanalidade (loja física, aplicativo, site e WhatsApp). 

Um dos destaques foi o acordo estratégico para a aquisição de 10 dark stores do IFood Express . Com isso, a empresa assumiu as entregas rápidas de supermercados da plataforma. Além disso, a rede ainda iniciou duas operações 100% online e quase dobrou sua presença no estado carioca.

Pensando na comodidade dos clientes nas lojas físicas, a rede seguiu investindo em na implementação do pagamento via reconhecimento facial com a Payface, além de implementar a fila zero, onde o cliente seleciona os produtos na loja física e recebe e paga pelos itens em casa; e o aplicativo e o site que realizam entregas de compras em até 10 km de distância das lojas.

Em relação a publicidade digital, a empresa implementou o Cencomedia, especializada em Retail Midia, que permite o desenvolvimento de projetos customizados junto a parceiros da indústria visando potencializar resultados, investimentos, aumento de vendas e market share por meio de ações relevantes e entrega de experiências diferenciadas aos clientes.

No primeiro semestre do ano, a e mpresa registrou um aumento de 7,2% na fidelização dos clientes por meio da Inteligência Artificial (IA) nos programas de CRM com ofertas personalizadas para cada perfil. 

O CRM abastece o ecossistema digital do varejista e torna as decisões mais assertivas em termos de comunicação, nível promocional e de planejamento de retenção. Segundo Ramiro Melgare, diretor de negócios digitais da Cencosud Brasil, em entrevista para a SA+ Ecossistema de Varejo, a empresa está sempre avaliando novas ferramentas tecnológicas e revisando nossos ciclos de evolução das soluções digitais.  

Sam’s Club

Em 2022 o Carrefour adquiriu o Sam’s Club, varejo que funciona por um clube de assinaturas. Desde então, a expansão da marca ganhou mais força, e esse movimento deve continuar nos próximos anos.

Para se ter uma ideia, antes da pandemia, em 2019, a bandeira possuía 27 lojas e hoje alcança 51 unidades, sendo que somente no último ano foram abertas nove. Já para 2024, o grupo pretende inaugurar entre sete e nove unidades , algo que vai de acordo com o divulgado pelo Grupo em novembro.

Até 2026 a meta é que 40 hipermercados Carrefour sejam convertidos em unidades do Sam’s e Atacadão . Essa concentração de investimento traz mudanças para os negócios. Atualmente a bandeira possui 8% de participação nas vendas e até 2026 deve subir para 12%. 

No 3º trimestre, as vendas brutas dessa operação apresentaram uma alta em relação a 2022 (9,3%) alcançando R$ 1,5 bilhão, sendo que os clientes omnicanal apresentaram os maiores gastos perante os consumidores puramente online ou offline.

Vitor Fagá, CEO do Sam’s Club no Brasil, destaca que um dos atrativos da bandeira é seu modelo operacional, tornando produtos premium mais acessíveis. Nesse sentido, as embalagens são um ponto forte, oferecendo tamanhos maiores em comparação ao varejo tradicional, e menores em relação ao cash & carry. Para o executivo, esse nicho intermediário é percebido pelo Carrefour como uma oportunidade significativa, e a expansão do negócio é impulsionada pela característica complementar que oferece às operações existentes do Grupo no Brasil.

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