Chegada do Verão faz disparar as vendas de Salgadinhos

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"Estamos desenvolvendo a categoria para crescer junto com o varejo de todo o Brasil", afirma Martin Ribichich, vice-presidente de vendas da Pepsico, em entrevista exclusiva sobre a sazonalidade

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Uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, a PepsiCo observa um crescimento médio de 20% ao ano em suas vendas de salgadinhos, categoria em que atua com marcas icônicas como Lay's®, Doritos®, Ruffles® e Cheetos®.

Com a chegada da temporada de verão, que de cara aumenta em 7% a comercialização média dos itens da categoria (Dez/Jan x demais meses), as perspectivas não poderiam ser melhores, o que representa inúmeras oportunidades para os supermercados e atacarejos, conforme revela Martin Ribichich (foto), vice-presidente de vendas da PepsiCo, nesta entrevista exclusiva!

Martin, você tem se mostrado muito otimista com o sell-out de salgadinhos neste verão. Por que a expectativa é tão boa para a estação?

Tradicionalmente, o verão é marcado por vendas intensas da categoria de Snacks Salgados. É uma sazonalidade longa, que começa agora na Black Friday, passa pelas festas de Natal e Ano Novo e se estende durante os primeiros meses do próximo ano. Nesta atual temporada, a previsão dos meteorologistas é de temperaturas ainda mais altas do que a média, o que deve ter efeito direto na maior procura por salgadinhos. As oportunidades são muitas e a PepsiCo está pronta para liderar esse crescimento em parceria com os varejistas de todo o Brasil.

Quais produtos se destacam especialmente na sazonalidade?

Nossos parceiros que aproveitaram a oportunidade e aceleraram a execução chegaram a crescer quase 40% vs. o verão 21 no segmento de batatas e 23% no de Extrusados de Milho. Apresentando o maior avanço em vendas em relação a outros momentos do ano, tanto em valor quanto em volume. Conforme aponta os dados interno da PepsiCo.

Então a PepsiCo recomenda que os varejistas reforcem os estoques de Batatas e Extrusados?

Sem dúvida são produtos que não podem faltar nas lojas, mas vale lembrar que a categoria como um todo cresce no verão, portanto o varejo não pode descuidar também das outras subcategorias: aperitivos e tortilhas.

Há diferenças regionais relevantes no consumo de salgadinhos?

Apesar do crescimento geral da categoria na sazonalidade, existem sim comportamentos específicos do público em algumas regiões. No Nordeste, identificamos aumento de penetração da categoria impulsionado, principalmente, por Aperitivos e Extrusados. As Batatas também ganham muito destaque no Rio de Janeiro, já os Extrusados vêm ganhando ainda mais importância no mercado de São Paulo, para citar alguns exemplos. Nos projetos de Gerenciamento por Categorias que realizamos em diversas redes supermercadistas, consideramos essas nuances na hora de ajudar a sugerir melhor o mix e o planograma ideal.

E a escolha das embalagens por parte do consumidor, muda durante o verão?

Esse é um aspecto interessante da sazonalidade: com a maior frequência do consumo compartilhado entre familiares e amigos, as embalagens de 65g a 120g e também as maiores, acima de 200g, se tornam mais procuradas do que em outros períodos. Nossas análises mostram que os formatos acima de 200g têm aumento de importância em todas as regiões, com destaque ainda maior para São Paulo e Centro-Oeste. Para o varejo aproveitar bem as oportunidades de aumento de ticket médio, é importante não deixar faltar as bolsas maiores.

De que forma o varejo deve se preparar para esse forte crescimento nas vendas?

Verão é um momento em que as pessoas saem mais da rotina e, com isso, as compras por impulso, já bem relevantes, se tornam mais frequentes. Para aproveitá-las, a execução em loja é fundamental. Além do ponto natural bem-abastecido com o mix correto, as ativações da categoria em outras áreas do PDV fazem toda a diferença nos resultados. Os locais mais indicados nesse período são o corredor central da loja e as seções de biscoitos, refrigerantes e padaria. Além, é claro, da área dos checkouts, onde nunca podem faltar os salgadinhos.

Como será o investimento da PepsiCo no varejo nesta temporada?

Mais uma vez, nos preparamos para sermos a melhor parceira do setor supermercadista na categoria de Snacks Salgados, garantindo o abastecimento do varejo com as principais marcas e produtos, com direito a novidades no mercado nacional, como o PopCorners, chips de milho estourados no ar quente e comprimidos em alta pressão, que resultam em um snack com textura diferenciada e cheio de sabor. E também o Cheetos Crunchy, que conta com uma nova tecnologia de produção, resultando num produto ainda mais crocante e de intenso sabor.

O apoio da PepsiCo aos PDVs vai continuar?

Com toda certeza. Temos, inclusive, intensi!cado a implementação do GC, sempre com foco no desenvolvimento da categoria de salgadinhos e estamos cada vez mais forte com o conceito de Loja Perfeita, para potencializar os resultados com base em três pilares: Ponto Natural, Perímetro de Loja e Checkouts. Nós, da PepsiCo, trabalhamos para desenvolver cada vez mais a categoria, melhorar a experiência do shopper e gerar crescimento em conjunto com o varejo.

 

 

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