Asun coloca mais força nos supermercados do que nos atacarejos e projeta faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2023

Avaliação:

(4 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Presidente do Grupo explica por que não seguem os mesmos passos da concorrência


Foto: Divulgação

A Asun , sétima maior rede supermercadista do Rio Grande do Sul, faturou R$ 1,3 bilhão em 2022, 30% a mais do que no ano anterior, e espera crescer 15% a mais em 2023. O Grupo acaba de adquirir três lojas da rede Maxxi, do Carrefour, e tem como ideal o modelo de supermercados em detrimento a lojas com a função de atacarejo. Ao todo, dentre as 40 lojas distribuídas pelo Sul, somente 6 são destinadas ao atacarejo.

Para Antonio Ortiz, presidente do Grupo, o foco da rede no desenvolvimento de seus supermercados impede uma atuação com a mesma força no atacarejo, que corresponde a 20% dos resultados. O executivo também considera o modelo de atacarejo atual sem identidade e que as lojas no formato não são mais baratas como são vendidas. 

“Nós temos mantido uma guerra muito grande e forte com os atacarejos e estamos nos dando muito bem, porque nós também somos agressivos em preço. Também compramos em quantidade e bastante volume”, contou. 

Vale lembrar que, segundo pesquisas de mercado, antes de incluirem serviços, o atacarejo era 15% mais barato que o supermercado. Hoje, com a inclusão de seções como padaria e açougue, essa diferença cai para de 5% a 6%.

 

Expectativa de crescimento

Entre 2021 e 2022, a Asun abriu 11 lojas e este ano prevê um crescimento reduzido devido ao aumento no preço dos materiais. “Nós estamos tentando colocar o maior grosso do investimento para 2024, a gente acredita que a retomada do crescimento, até do Brasil, vai ser no ano que vem”, diz Antônio. Por este motivo, o faturamento previsto para 2023 é de 1,5 bilhão. 

 

O grupo possui um mix de produtos vasto em setores de hortifruti, açougue e panificação. Boa parte dos lucros é feita no período do verão, um número que equivale a 28%, correspondente a R$ 358 milhões dos R$ 1,3 bilhão faturados.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,      Instagram      e      Facebook 

Fonte: Exame

Veja mais sobre: Asun, Supermercados, Atacarejo

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade