A inteligência artificial está por trás das decisões que tornam melhor a experiência do cliente

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Alessandra Morita -

Além de trazer soluções cada vez mais completas para as mais diferentes ocasiões de consumo, essas tecnologias também facilitam a vida dos colaboradores


Foto: Freepik

 

Se a empresa consegue atender o que o cliente deseja e precisa, é, sem dúvida, um ponto positivo. Contudo, se isso não acontece, é preciso olhar para o conjunto de dados que ajudam a entender o consumidor. É neles que o Walmart  encontra a resposta para chegar à melhor tecnologia, aquela capaz de ajudar a resolver problemas do cliente.

Anshu  VP e COO global  da rede, alertou, durante sua apresentação na NRF 2024, para o risco de se gerar uma frustração no cliente ao obter seus dados, mas não promover nenhum benefício que ele considere importante. “O consumidor espera que você torne a experiência dele mais fácil”, disse. A executiva reforçou que o Walmart está sempre de olho nos avanços tecnológicos, mas que eles , precisam fazer sentido. “Não podemos achar que surgiu algo novo e brilhante e só por isso vamos colocar no negócio”, ressaltou.

“Começamos sempre com as necessidades dos clientes, o que pode ser um problema ou um prazer”

Anshu, VP e COO global do Walmart

A VP e COO global do Walmart lembrou que a tecnologia também facilita a vida dos colaboradores. Hoje, quando um cliente pergunta sobre um produto, o funcionário pode ver, por meio de um aplicativo no celular, se existe o item em estoque, em qual loja, a quantidade, entre outras informações. No passado, esse colaborador precisaria ir a um computador ou até ao estoque e ligar para outras lojas para saber a disponibilidade do produto.

Para o cliente, o uso de inteligência artificial vem permitindo oferecer soluções cada vez mais completas para as mais diferentes ocasiões, incluindo produtos que o consumidor muitas vezes não conhece ou não enxerga como parte da solução para aquele momento.

Porém vale ressaltar que a inteligência artificial, assim como outras tecnologias, só faz sentido se as soluções adotadas estiverem alinhadas à proposta de valor do varejo e se o objetivo for ampliar, melhorar e estreitar o relacionamento com o consumidor.

Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro da SA+ Ecossistema de Varejo

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