A estratégia de qualidade do Grupo HEINEKEN e o investimento em marcas premium

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Faturamento do segmento de cervejas premium cresceu 85% entre 2015 e 2020 e deve avançar mais 54% até 2025

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O Grupo HEINEKEN é um dos precursores do mercado brasileiro de cervejas, dentro do seu compromisso em levar sempre marcas de qualidade para os consumidores e liderar os segmentos de bebidas com maior potencial de crescimento no Brasil e no mundo.

Alinhado às necessidades dos consumidores que têm buscado cada vez mais qualidade nos produtos, a categoria premium de bebidas, especialmente de cervejas, cresce exponencialmente. De acordo com a Euromonitor, empresa que pesquisa mercados globais e fornece análises de inteligência estratégicas, o faturamento das cervejas consideradas premium cresceu 85% entre 2015 e 2020, ultrapassando a marca dos R$52 bilhões em vendas. A expectativa da Euromonitor é que esse número cresça mais 53,9% até 2025 e alcance faturamento de R$80,2 bilhões. 

O Grupo HEINEKEN tem como premissa o compromisso de assegurar que todo o seu portfólio, independentemente da marca, siga um rigoroso padrão global de qualidade. Essa premissa envolve toda a cadeia de valor, desde a seleção dos fornecedores e matérias-primas, até a experiência do consumidor com cada marca.

Com esse movimento, a companhia vem investindo nos últimos anos em diversos lançamentos de bebidas com e sem álcool. O Brasil já se tornou, por exemplo, o maior mercado consumidor de Heineken® 0.0, líder em vendas no segmento premium de cervejas zero álcool. Com apenas 69 calorias por long neck, a Heineken® 0.0 veio propor aos consumidores novas ocasiões de consumo e maior equilíbrio no dia a dia, sem abrir mão do sabor. Hoje, 10% dos seus investimentos são direcionados para projetos de consumo responsável.

A Heineken®, principal marca do portfólio, apresentou o puro malte ao mercado brasileiro quando chegou ao país, e hoje é líder do segmento premium. A marca foi eleita pelo segundo ano consecutivo a preferida dos consumidores, de acordo com pesquisa realizada pela Kantar, empresa líder mundial em dados, insights e consultoria. O que faz Heineken® ser única é sua qualidade inegociável. Produzida com apenas água, malte, lúpulo e levedura, a cerveja possui fermentação em tanques horizontais e produção com energia verde.

Outro produto do portfólio é a Amstel Ultra, cerveja low-carb e sem glúten, com baixo teor de carboidratos e 47% menos calorias do que as principais cervejas puro malte do mercado.

Lançada em 2022, quando celebrou 20 anos, a Eisenbahn Unfiltered é uma Pilsen não filtrada e, por isso, capaz de reter os sabores e aromas característicos de uma cerveja artesanal. Apesar disso, por se tratar de uma Pilsen, o rótulo continua sendo refrescante e fácil de beber como uma boa cerveja Lager.

Há ainda a cerveja SOL, produzida com energia solar. A marca mexicana de cerveja premium, que faz parte do Grupo HEINEKEN, conta com produção nacional abastecida com energia de fonte solar, em ambas as fábricas que produzem a SOL (Ponta Grossa, no Paraná, e Jacareí, em São Paulo). A iniciativa reforça o posicionamento da marca, Taste the Sun, que propõe conectar as pessoas à energia positiva do Sol em todos os sentidos. O astro-rei é o coração da SOL: está no nome, na herança mexicana, na cor dourada da bebida e agora no seu processo de fabricação.

Entre as craft beer, o portfólio do Grupo HEINEKEN contempla todos os estilos para os amantes da categoria, envolvendo as marcas Eisenbahn, Blue Moon, Lagunitas e Baden Baden.

 

Dentro da proposta de ampla diversidade no portfólio, aparece também a Devassa Tropicaê, cerveja puro malte com opções de sabores de limão e maracujá. A bebida é feita apenas com água, malte, lúpulo e um toque tropical, que é o segredo para produzir uma cerveja adaptada ao clima e ao paladar brasileiro, com maltes 100% naturais e receita livre de aditivos.

Mas o Grupo HEINEKEN não produz apenas cerveja. No início do ano foi lançado Clash’d, o primeiro refrigerante brewed do mercado brasileiro, feito apenas com ingredientes naturais e com objetivo de liderar e potencializar o crescimento do segmento premium no Brasil, que hoje representa cerca de 4% da fatia de mercado.

Todos os rótulos do Grupo HEINEKEN são clean label, ou seja, produzidos sem aditivos químicos – como antioxidantes ou estabilizantes –, reforçando seu padrão de qualidade em todo o seu portfólio.

 

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