Saiba em qual Estado os supermercados registram o menor índice de perdas

Avaliação:

(2 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Além do combate ao desperdício, outra preocupação é o aproveitamento de vegetais com qualidade, mas que não são vendidos por apresentar pequenas avarias

Nos últimos anos, o índice geral de perdas nos supermercados brasileiros nunca esteve abaixo de 1,82% sobre o faturamento. No Paraná, no entanto, o setor supermercadistas registra média de apenas 1,18% de perdas, o melhor resultado de todo o país. Os dados são da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). 

“Frequentemente, o nosso comitê reúne supermercadistas e varejistas de todo o estado para pensar em soluções que diminuam as perdas das nossas lojas e já avançamos bastante", revela Éder Motin coordenador do Comitê de Prevenção de Perdas da Apras (Associação Paranaense de Supermercados). A mais recente reunião teve, inclusive, recorde de participantes, com mais de 40 pessoas presentes.  

A destinação correta dos alimentos frescos com valor nutricional, como frutas e hortaliças, que deixam de ser escolhidas pelos consumidores por estar levemente amassadas, também é uma questão discutida conjuntamente entre o varejo e o poder público do Paraná. Marcia Stolarski, diretora de segurança alimentar da Secretaria de Agricultura paranaense, conta que uma das soluções disponíveis é criar uma rede de solidariedade ao destinar parte das perdas dos supermercados aos bancos de alimentos. “Assim, iremos beneficiar o meio ambiente por gerarmos menos lixo e as pessoas em estado de carência que receberão os alimentos”, afirma Marcia.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade