"Olhe para o outro"

Avaliação:

(5 Avaliações)

Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Esse pode ser o aprendizado da crise, acredita Murilo Gun, especialista em inovação pela Singularity University. Varejo e indústrias começam a se movimentar nesse sentido. Conheça algumas iniciativas

De doação de dinheiro à produção e distribuição de álcool em gel: nos últimos dias, notícias sobre ações de varejistas e fornecedores pipocaram na mídia e nas redes sociais. As iniciativas corroboram com o atual sentimento da sociedade que é de união no combate ao coronavírus e de resgate nas relações humanas. 

“É preciso que cada um tenha em mente o seguinte: eu sou o outro”, afirmou Murilo Gun , especialista em criatividade e inovação pela Singularity University , em uma entrada ao vivo no LinkedIn, em parceria com a StartSe, que aconteceu na quarta-feira (25/03). O também fundador da Keep Learning School defendeu que este é o momento de as pessoas se colocarem no lugar do outro. 

“Me mudei recentemente para este apartamento e, quando entrei em quarentena, fiz uma lista de coisas que eu poderia fazer aqui. Mas três dias depois, olhei bem para ela e me toquei que tudo eram coisas para mim. Mas e o outro?”, questionou, acrescentando que a crise está estimulando todos a darem mais de si, ou seja, a dividirem mais. “Tem empresas dando cursos de graça quando elas vivem de dar aula, como é o caso da própria StartSe ”, ressaltou. 

No segmento de bens de consumo e varejo também há exemplos de iniciativas nessa linha. Conheça alguns delas: 

Cia. Zaffari
O grupo, que opera super e hipermercados, doou R$ 10 milhões para ajudar na compra de insumos e equipamentos hospitalares no Rio Grande do Sul, onde se concentra a maior parte de suas lojas. A história é bem interessante. A empresa foi procurada por representantes do ICF (Instituto Cultural Floresta), que tinham a missão de levantar R$ 20 milhões.

A expectativa era de que a rede varejista contribuísse com R$ 500 mil e, na melhor das hipóteses, com R$ 1 milhão. Os dirigentes da entidade foram surpreendidos com a cifra oferecida. Inicialmente, o Zaffari não queria ter sua doação divulgada. Mas seus proprietários foram convencidos do contrário a fim de que sua atitude motivasse mais doações. 

Ypê
Fabricante de produtos de limpeza, a empresa divulgou a doação de sabão em barra para famílias de comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Uma delas é a de Paraisópolis, na capital paulista, que receberá 100 mil unidades do produto. Segundo a companhia, esse volume atende dois meses de consumo dos moradores. 

Outra iniciativa foi o início da produção de álcool em gel na fábrica de Amparo, interior de São Paulo. O objetivo é distribuir o produto a funcionários da empresa e para entidades de saúde pública. 

Ambev
Em parceria com a Gerdau, o Hospital Israelita Albert Einstein e a Prefeitura de São Paulo, a Cervejaria Ambev construirá um centro de tratamento para coronavírus na zona Sul da capital paulista, anexo ao Hospital Municipal M’Boi Mirim. Do total de 100 leitos, com previsão de entrega em 30 de abril, 40 já estarão disponíveis em 20 dias.

Responsável pela gestão do projeto, a Ambev explicou que está sendo utilizada uma técnica de construção modular. Criada pela startup Brasil ao Cubo, ela agiliza em quatro vezes as obras em relação à forma tradicional. Jean Jereissati, CEO da Ambev, afirmou que o momento é de colaboração e união de esforços. O custo total do empreendimento é estimado em R$ 10 milhões. 

JBS
Por meio de sua divisão de Higiene e Beleza, a JBS produzirá dois milhões de sabonetes para serem distribuídos em diferentes regiões do País. Os kits serão doados a lares de idosos localizados nas proximidades de suas fábricas e em comunidades das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de colaboradores da companhia.

A ação está sendo feita de forma coordenada com a Central Única das Favelas , que ficará responsável pela distribuição dos produtos. Os sabonetes estão sendo fabricados na planta de Lins, interior paulista. A expectativa é de que os kits sejam entregues até 4 de abril. 

Unilever
A empresa está doando R$ 1 milhão em produtos ou 625 mil unidades de itens de higiene e limpeza para ajudar no combate à pandemia. Eles serão destinados a comunidades de maior vulnerabilidade social, definidas em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo. 

“Estamos trabalhando junto com governos estaduais e municipais, e também com nossos parceiros, para garantir que superemos juntos essa crise global, priorizando sempre a saúde das pessoas”, afirmou Gerardo Rozanski, presidente da Unilever Brasil. 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade