Mais de 200 varejistas participaram das discussões promovidas pelo II Fórum de Integração Varejo e Indústria, promovida por SA Varejo e Acesu, em Fortaleza (CE)
Como avançar ainda mais no relacionamento entre o varejo local e a indústria e os desafios do abastecimento na região. Essa foi uma das principais discussões realizadas durante o II Fórum Cearense de Integração, que aconteceu em novembro, na capital do Estado, promovido por SA Varejo em parceria com a Acesu (Associação Cearense de Supermercados). O evento contou com mais de 200 participantes. As redes presentes somam quase R$ 13 bilhões em faturamento anual.
Sergio Alvim, CEO de SA Varejo, lembrou que o mercado cearense é um dos mais competitivos do País, com forte atuação das redes regionais. “Players de fora, que desejam entrar aqui no Ceará, precisam ter uma operação muito boa”, avaliou.
O Fórum contou com a participação de Vigor e Heineken, que falaram sobre o desenvolvimento de seus negócios do Estado e apresentaram oportunidades do seu porfólio. Também esteve presente a RP Informática, que abordou os benefícios do ERP para a gestão do varejo (veja mais sobre essas empresas na galeria de fotos).
Participaram ainda do evento duas startups. A Smarket apresentou uma solução para tornar as promoções mais estratégicas, garantindo melhores resultados. A Indikatore, por sua vez, abordou como combater a ruptura a partir da gestão de estoque, utilizando sua tecnologia.
Gerardo Albuquerque, presidente da Acesu (Associação Cearense de Supermercados), lembrou que, para atender bem o consumidor, é preciso ter o produto certo, na loja certa. “Costumo dizer que atendemos clientes de A a Z, com perfis bem distintos, e precisamos da ajuda da indústria para trabalhar o sortimento com maior assertividade”, comentou.
Nos intervalos, discussões sobre os temas das palestras e troca de impressões.
A expectativa da Heineken é de alta de dois dígitos no segmento de cervejas premium para 2020, segundo Marcos Brandli, diretor de vendas da empresa. O executivo lembrou ainda que o varejo alimentar ainda tem uma grande oportunidade de elevar as vendas do segmento a partir de melhor exposição desse tipo de cerveja nas gôndolas.
Rodrigo Herrera, gerente executivo de trade marketing da Vigor, explicou como é o modelo de atendimento da empresa da região. Abordou ainda como tem sido o desempenho das categorias em que a empresa atua e de novos segmentos, como o de Protein.
Os varejistas presentes estiveram atentos a todas as palestras e discussões do Fórum Colaborativo.
Thiago da Luz Nascimento, gerente comercial da RP Informática, discutiu como melhorar a gestão nos supermercados a partir do sistema de ERP.
Os estágios da maturidade na gestão comercial no varejo alimentar foi um dos pontos abordados por Luís Fernando Costa, consultor da Falconi. O especialista também pontuou, a partir de exemplos práticos, como é a atuação das empresas em cada fase e como avançar em cada uma.
As mudanças na maneira de treinar e capacitar a equipe foi um dos temas da palestra de Rômulo Martins, COO da Niddu. Ele também abordou a importância de mudar a cultura da empresa para a transformação digital se tornar uma realidade nas empresas.
As empresas que palestraram durante o evento realizaram um debate, no qual se discutiu desde a questão da distribuição no Estado até o desenvolvimento de pessoas. Da esquerda para direita: Marcos Brandli (Heineken), Rodrigo Herrera (Vigor), Gerardo Albuquerque (Acesu), Luís Fernando Costa (Falconi), João Andrade Nunes (RedeMix, da Bahia) e Sergio Alvim (SA Varejo).
10
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagrame Facebook !
Você pode alterar as configurações de cookies ativando ou desativando os cookies analíticos e de terceiros aqui. Você não pode desativar os cookies estritamente necessários. Você pode descobrir mais sobre cookies aqui.
Observe que alguns recursos do site não funcionarão sem cookies.
Esses cookies são essenciais para todo o site e para que seus recursos funcionem corretamente. Garantindo funcionalidades básicas e recursos de segurança do site.
Esses cookies coletam informações sobre como você usa o site e nos permitem mapear o comportamento de visitantes e pesquisas e ajustar nossos serviços de acordo com as descobertas. Isso nos permite melhorar ainda mais nossos serviços para você como visitante. Usamos cookies analíticos, como o Google Analytics, que tem como finalidade: Entender como os visitantes interagem com o site, ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
Esses cookies são instalados por terceiros, por exemplo, redes sociais. Seu principal objetivo é integrar o conteúdo de mídia social em nosso site, como plug-ins sociais.